Rachel Pinto
Após ficar quase dois meses sem funcionar aos sábados, o comércio de Feira de Santana voltou a funcionar hoje (24) e registra um movimento tranquilo.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O decreto municipal de liberação das atividades aos sábados permite o funcionamento das lojas, Mercado de Arte Popular (MAP) e Galpão de Arte, Shopping Popular das 8h às 14h, Centro de Abastecimento e feiras livres das 4h às 14h e shoppings centers das 10h às 20h30.
A reportagem do Acorda Cidade esteve no centro comercial de Feira de Santana, conversou com alguns comerciantes e clientes e eles avaliaram que o movimento de hoje está semelhante ao movimento de dias normais.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O cordelista Jurivaldo Alves da Silva, que trabalha no Espaço Literário no Mercado de Arte Popular (MAP), contou que achou válida a liberação para o comércio funcionar aos sábados e que a iniciativa é uma oportunidade para as pessoas ganharem o sustento.
Ele relatou que a pandemia afetou muito o seu ramo, principalmente porque a maioria dos clientes são estudantes e professores. Com a suspensão das aulas presenciais, os cordéis têm sido pouco procurados. Apenas por algum admirador ou pesquisador.
O cordelista trabalha há 40 anos divulgando a literatura de cordel pelo Brasil e há 15 anos no centro de Feira de Santana.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“As vendas da literatura de cordel caíram em 90%. Os professores e estudantes são a nossa maior força de clientes. Achei importante essa abertura aos sábados e à medida que são liberadas as atividades, a gente aproveita para trabalhar”, concluiu.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.