Como foi antecipado pelo Acorda Cidade, o centro comercial de Feira de Santana funcionará no próximo dia 15, feriado nacional da Proclamação da República. Em um mês marcado por três feriados, o comércio está com horários diferenciados para atender à população.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em entrevista ao Portal Acorda Cidade, o presidente do sindicato do comércio, Marco Silva, explicou como deve funcionar o setor nos feriados de 15 e 20 de novembro, após um acordo com o sindicato dos trabalhadores.
“Esse é um mês diferente. Este ano de 2024 é o primeiro ano que teremos três feriados em novembro. Já viemos do dia 2, teremos agora dia 15, Proclamação da República, e dia 20, Consciência Negra. Foi feito o acordo e com antecedência. Eu queria até elogiar o presidente Antônio Cedraz por essa antecipação”, destacou Marco.
Para o feriado de 15 de novembro, Marco Silva confirmou que o comércio no centro de Feira de Santana estará autorizado a funcionar das 8h às 15h, enquanto o comércio nos bairros vai abrir das 8h às 14h, atendendo a uma solicitação dos comerciários. Os shoppings seguirão o horário de feriado previsto em convenção.
“Ficou acordado dia 15, o funcionamento no centro da cidade, está autorizado a funcionar todo o centro da cidade, vai funcionar de 8h às 15h, e bairros e shoppings naquela regra geral que está na convenção. Bairros, a gente também fez uma limitação das 8h às 14h, porque também foi um pleito dos comerciários. Estamos aqui para negociar, ninguém é dono da vontade, ninguém pode dizer ‘a regra é essa como eu quero’, então foi negociado isso, e os shoppings centers funcionarão nos horários de feriado”, explicou.
Feriado da Consciência Negra
Já para o novo feriado nacional de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o comércio no centro da cidade ficará fechado, com exceção de serviços essenciais, como farmácias e postos de combustíveis. O funcionamento nos bairros e nos shoppings seguirá os horários de feriado estabelecidos anteriormente.
“Dia 20, por ser um feriado novo, os comerciários ainda querem entender melhor como vai ser. Na negociação, a gente colocou na balança. Negociação é quando a gente consegue chegar a um acordo entre as duas partes. Eles cederam no dia 15, e a gente entendeu que, como é o primeiro ano, o feriado da Consciência Negra aqui na Bahia, em Feira de Santana, eles pediram para sentir a data, e nós concordamos. Como eu disse, o meio-termo. Liberaram o dia 15, e o dia 20 não liberaram no centro da cidade, então eu diria que houve negociação e um acordo”, afirmou Marco.
Marco Silva também destacou os desafios dos feriados no mês de novembro, que impactam o setor comercial, especialmente nas vendas de fim de ano.
“O mês de novembro vai ser um grande desafio. É um mês que a gente podia estar aqui se preparando para o Natal, tem Black Friday, tem antecipação do 13º, o que é uma boa notícia para todo mundo, mas com tanto feriado, realmente a gente fica muito preocupado, porque você sabe que quebra o ritmo. Muita gente já desviou para viagem, o que é importante para o setor de turismo, mas para o comércio, de modo geral, vai ser um mês muito desafiador. O empresário, o comerciário vai ter que realmente ser muito criativo para ter um bom mês de novembro”, declarou o presidente Marco Silva.
Confira os horários:
15/11 – Proclamação da República (sexta-feira)
- Centro: Aberto das 8h às 15h
- Bairros: Aberto das 8h às 14h
- Shopping Center: Autorizados a funcionar conforme horário de feriado
20/11 – Consciência Negra (quarta-feira)
- Centro: Fechado, exceto para atividades essenciais
- Bairros: Aberto das 8h às 14h
- Shopping Center: Autorizados a funcionar conforme horário de feriado
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Feriados de novembro devem enfraquecer vendas no comércio de Feira de Santana, diz presidente da CDL
Confira como será o funcionamento do comércio de Feira nos feriados do mês de novembro
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram