Esta decisão foi confirmada na tarde desta quarta-feira (8), após uma reunião que foi realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs).
Além da segunda-feira (20), o comércio também está autorizado a funcionar na terça de Carnaval, dia 21 de fevereiro.
Estiveram presentes o presidente da Associação Comercial, Genildo Melo, o presidente do Sindicato Patronal, Marco Silva, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luis Mercês, além do advogado Alexandre Brandão.
Durante coletiva de imprensa, o presidente do Sindicato Patronal, Marco Silva informou que muitas lojas que estão fora do circuito do Carnaval de Salvador irão funcionar normalmente, e Feira de Santana não seria diferente.
“O Carnaval evoluiu em Salvador e as lojas que ficam de fora do circuito da festa irão funcionar normalmente, até as grandes lojas irão funcionar, além dos Shoppings. Então nesta visão, Feira de Santana não poderia ficar de fora, Feira é uma cidade comercial, então nós tentamos uma série de acordos, mas não conseguimos evoluir nas conversas, e neste dia, viemos aqui esclarecer para a população, para o comerciário, para os empresários que não existe nenhum feriado na legislação municipal, estadual, nem federal, que atribua a segunda e terça de Carnaval como feriados. Então o comércio está autorizado a funcionar nestes dois dias, iremos fazer campanhas de marketing para que todos possam ser beneficiados”, contou.
Com relação à data do Dia do Comerciário, comemorado na terceira segunda-feira do mês de outubro, o feriado permanece.
“Já existe em convenção coletiva o Dia do Comerciário, que neste ano será no dia 16 de outubro, nós respeitamos este dia, sabemos da importância, mas também nós temos que ser realistas. É um feriado que cai em uma segunda-feira, onde as escolas funcionam normal, a indústria funciona normal, tudo funciona normal, menos o comércio. Então efetivamente, este comerciário pode não usufruir completamente, como ele iria usufruir agora na segunda do Carnaval. Seria uma chance para se ter um feriadão, uma chance para curtir o Carnaval ou viajar para outro local”, destacou.
Ainda segundo o presidente do Sindicato, a Quarta-Feira de Cinzas permanece normal.
“Aqui em nosso município, a Quarta-Feira de Cinzas sempre foi normal, já é uma tradição, inclusive me questionaram se a prefeitura teria emitido algum decreto, mas não, até porque na lei já define quais são os feriados municipais, tanto que não cita como feriado nem na segunda, nem na terça, nem aqui nem em Salvador. Mas o comércio está autorizado a funcionar em horário normal na quarta, e cada empresário irá articular o seu melhor horário”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Sem previsão de movimento, comércio deve funcionar na segunda-feira de Carnaval
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram