O mês de janeiro é um período em que muitas famílias tiram férias e deixam a cidade de Feira de Santana para descansar. Com isto, o fluxo de consumidores no centro comercial é bem menor que nos outros meses do ano.
Por outro lado, neste mesmo período, muitas lojas apostam em diversas promoções para tentar atrair mais clientes, alavancar as vendas e fazer a queima do estoque que, porventura, tenha ficado parado.
O gerente de uma loja de eletrodomésticos no centro comercial de Feira, Diego Araújo, informou, em entrevista ao Acorda Cidade, que janeiro é um mês atípico de vendas, pois muitas pessoas ainda estão retornando das festividades, estão de férias e é o começo de um novo ano.
“É um período em que as pessoas entram de férias e por conta disso o fluxo diminui drasticamente. Ainda assim, em todas as oportunidades de clientes que entram na loja, fazemos de tudo para aproveitar. Mesmo com esse cenário, a gente teve um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.
Na opinião dele, mesmo com um fluxo menor de clientes no comércio de Feira, a loja está realizando boas vendas e vai conseguir bater a meta que foi estabelecida para este mês.
“A gente trabalha muito com aquilo que tem um estoque grande, fazemos um saldão, e vai dando destaque dentro da loja, como por exemplo hoje aqui um estofado de dois e três lugares, que estava de R$ 1.400 foi para R$ 699, mas é peça única. Então são nessas oportunidades que o cliente tem que estar ligado. A expectativa era que a gente pudesse bater nossa meta e crescer em relação ao mesmo período do ano passado, e essas expectativas estão se confirmando, mesmo com um fluxo mais baixo”, avaliou.
A gerente de uma loja de confecções Carla Cerqueira afirmou que a semana de vendas foi boa, e tem muitas pessoas de fora visitando Feira de Santana também.
“Tivemos uma semana boa, com um fluxo de clientes de pessoas que estão passeando na cidade de Feira de Santana, então está superando nossas expectativas. Aqui na nossa loja, como temos uma fabricação própria, nosso preço está o mesmo desde dezembro. E é promoção o ano inteiro aqui na loja. Nossos preços são atrativos e muitos clientes que deixam para comprar neste período, sabendo das promoções, fazem ótimas compras.”
Ela espera que as vendas deste mês sejam bem melhores em comparação com o mesmo período do ano passado. “Estamos na expectativa de que este mês de janeiro seja bem melhor que no ano passado. O fluxo de pessoas circulando no centro da cidade está sendo maior.”
Além das expectativas
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL), Luiz Mercês, a primeira quinzena deste mês superou todas as expectativas.
“Surpreendentemente, este mês de janeiro está acima da expectativa. Devemos ter um crescimento bacana, e visitando restaurantes, lojas, a gente está vendo um aquecimento nas vendas, que é anormal, inclusive. Tradicionalmente, o mês de janeiro é muito fraco e esse mês surpreendentemente está com números positivos. As pessoas estão aproveitando a oportunidade dos preços baixos e efetuando compras”, comemorou Luiz Mercês.
Ele destacou que muitas lojas aproveitam este período de início de ano para renovar os estoques e liquidar sobras de mercadorias, que não tiveram boa saída no mês de dezembro.
“Normalmente, muitos produtos sempre sobram. Porque no mês de dezembro a gente imagina uma venda e nem todos os produtos são vendidos. Tem produto que cai no gosto do cliente e acabam logo, mas tem outros produtos que sobram. E as empresas aproveitam o mês de janeiro para limpar o estoque, renovar, e com isso grandes promoções, e isso o consumidor inteligente aproveita.”
Luiz Mercês enfatizou que as vendas também estão sendo alavancadas pela compra do material escolar, além de calçados para a garotada.
“Tem muita coisa de volta às aulas, que é um mês que as pessoas estão comprando tênis, sapatilhas, merendeiras, mochilas, e além de ter a venda tradicional de volta às aulas, tem esse público que espera as promoções. Lojistas e a própria indústria colaboram muito com isso, que também têm saldos de estoque do ano anterior e que oferecem com preços convidativos para que possa vender. Quando você faz a liquidação e baixa os preços, as vendas crescem. Na nossa história o melhor mês de janeiro foi em 2020, antes da pandemia. Em março as lojas tiveram que fechar e ficou trágico. Esse ano o mês de janeiro também começou muito positivo, superando até o de 2020”, frisou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
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