A decisão ocorreu devido aos Sindicatos Patronal e dos Comerciários não terem entrado em acordo quanto à troca da segunda-feira, dia 20, pelo dia da categoria, comemorado na terceira segunda-feira de outubro.
O Acorda Cidade já tinha antecipado a informação de que as lojas estavam autorizadas para funcionar na segunda-feira de Carnaval (Leia mais aqui). No entanto, muitos comerciantes planejavam não abrir as portas, para aproveitar o feriadão, na expectativa de que o movimento será fraco, retornando apenas na quarta-feira, após o período da festa.
A comerciária Jociane de Jesus disse que ficou surpresa com a decisão do Sindicato Patronal.
“Me pegou de surpresa, porque o costume aqui em Feira é sempre fechar na segunda e na terça. Isso para quem gosta de curtir e aproveitar a festa, de qualquer maneira, foi uma surpresa. Não gostei, mas a gente tem que aceitar”, opinou.
Outro vendedor de loja, que por medo de represália preferiu não se identificar, considera que o fechamento das lojas é um direito dos comerciários e também para o folião que deseja aproveitar a festa.
“Eu acho um absurdo, porque é um direito nosso e também do folião que curte o Carnaval. Tem muitos trabalhadores que participam da festa, e não vão poder curtir, ter o feriado.”
Uma trabalhadora em uma loja da Rua Sales Barbosa justificou que o comércio está com pouco movimento e as vendas estão fracas. Para ela, será pior abrir no Carnaval.
“Se agora a gente não está vendendo, imagine no feriado. Eles têm que ter amor pelas pessoas. O comércio não tem movimento nenhum, inclusive os funcionários ficam na frente das lojas esperando e chamando o povo na rua para comprar. Agora no final de fevereiro e início de março é que começa o movimento, depois do Carnaval. Não compensa, já teve isso e não teve resultado nenhum, não houve vendas e ficamos olhando um para a cara do outro. Já trabalho no comércio há 16 anos e isso não existe. Vamos ter compreensão. Se estivesse vendendo, eu seria a primeira a estar aqui”, avaliou.
Uma funcionária de uma loja de confecções, também da Sales Barbosa, afirmou que o motivo para os comerciários desejarem o fechamento não é pela festa em si, mas porque não têm vendas nesses dias.
“O comércio já não está bom esses dias e não vai melhorar nos próximos dias. Não é nem pelo motivo de querer curtir o Carnaval, é pelo movimento que não vai ter. O movimento está fraquíssimo. Janeiro foi bem melhor do que agora em fevereiro, até surpreendeu a gente. Agora não, e abrir não vai adiantar nada. Esse mês é mais para volta às aulas.”
Outra comerciária, que também preferiu não se identificar, disse que estava programada para viajar, pois em todos os anos o comércio fechou e agora terá que refazer os planos.
“Não concordo, o comércio está parado, estamos correndo atrás esses dias, mas o movimento está fraco. Eu estava programada para viajar, como é de costume todo ano. Ia para a praia, já não vou mais”, disse.
De acordo com os dirigentes do Sindicato Patronal e empresários do comércio, a prefeitura não elencou a terça-feira de Carnaval no rol dos feriados municipais em 2023, uma vez que apesar de ser considerado um feriado nacional, cada município tem a autonomia de decretar ou não a folga, mediante legislação própria.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram