Gabriel Gonçalves
Com o funcionamento normal do comércio de Feira de Santana nesta segunda-feira (15), em virtude da suspensão dos festejos carnavalescos, comerciantes relataram que o movimento foi considerado fraco e acreditam que permanecerá da mesma forma nesta terça (16).
De acordo com Jailton Leite, comerciante de uma loja de calçados, além do período carnavalesco que não está sendo comemorado, existem as obras no centro da cidade que dificultam a acessibilidade da população.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Para Jailton Leite, o feriado de Carnaval deveria permanecer mesmo que não houvesse festejos. Segundo ele, os comerciários precisam ter uma opção de lazer e descanso.
"Eu acredito que, para mim, não haveria diferença. Era até bom porque eu sou um comerciante menor, seria uma forma de descansar um pouco, e o comerciário tem esse direito, reforçar as energias porque já temos essa carga de trabalho um dia após o outro e hoje e amanhã não vai ter recompensa com esse movimento fraco. Então não acho que foi legal essa abertura do comércio hoje e amanhã", disse ao Acorda Cidade.
Ainda segundo o comerciante, é provável que o movimento no comércio de Feira permaneça de forma fraca até o final da semana. De acordo com ele, as pessoas que se programaram para viajar deixaram a reserva financeira para utilizar nesse final de semana durante a viagem.
"Esse pessoal que migrou para outras cidades, foram para praias, vão gastar esse dinheiro lá e o comércio não vai ganhar nada com isso. Eu acredito sim que pode ter uma melhora lá na frente, mas o comércio ainda se arrasta depois desse auxílio emergencial, e como o Governo Federal suspendeu, será uma grande perda para o comércio, porque esse dinheiro circula aqui dentro, é uma roupa, é um calçado, no supermercado fazer uma feira e agora com esse auxílio suspenso, é provável que o comércio sofra um baque novamente. Espero que essa vacina possa chegar o mais rápido possível porque as pessoas ainda ficam receosas de andar no centro comercial com o risco de se contaminar", finalizou.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Para a comerciante de frutas e verduras do Centro de Abastecimento Érica Patrícia Costa, o movimento nesta segunda também foi considerado muito fraco, comparado a semanas atrás.
"Hoje o movimento foi fraquíssimo, esperava um movimento bem maior porque dia de segunda é o dia que mais tem movimento aqui no Centro de Abastecimento, assim como quarta, sexta e sábado. Espero que amanhã o movimento possa ser melhor do que hoje e, por incrível que pareça, algumas terças são melhores do que segunda e quarta", explicou Érica ao Acorda Cidade.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Trabalhando há 45 anos no Centro de Abastecimento, Agrário Bispo da Silva, de 75, é conhecido popularmente como "Nininho da Carne do Sol". Segundo ele, a maioria dos clientes que comparecem na banca são moradores da zona rural e, nesta manhã, o movimento foi fraco.
"O movimento aqui está sendo ruim demais. Se antes já estava sendo, hoje foi pior ainda. O pessoal deixou de vir achando que era feriado, mesmo não tendo Carnaval, porque só os bancos que ficaram fechados e aí o pessoal da roça acha que é feriado. Sempre dia de segunda, o pessoal da roça vem e hoje quase ninguém apareceu. Se os clientes já não estão vindo depois desse shopping agora que piorou, mas espero que nessa terça possa ser melhor, porque não vai ser feriado novamente e daqui para quarta-feira o movimento cresça", destacou.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade