Diariamente, cerca de 150 vendedores ambulantes montam suas barracas na Praça do Tropeiro, localizada no centro de Abastecimento de Feira de Santana, e por onde circula uma grande quantidade de pessoas e mercadorias.
A praça abriga também a Estátua do Tropeiro, um dos símbolos da cidade, fundada por tropeiros comerciantes no século XIX. Entretanto, apesar da sua importância histórica para o município, vendedores ambulantes reclamam que o local está abandonado.
Segundo eles, falta segurança, banheiros adequados à população, e barracas padronizadas, melhorias que podem trazer de volta a clientela perdida ao longo dos anos.
(Caetano Gonçalves|Ed Santos/ Acorda Cidade)
O
comerciante Caetano Gonçalves diz que há quatro anos vende calçados e
acessórios na praça,
mas nos
últimos dias as
vendas vão de mal a
pior. "
Nós precisamos de
umas barracas mais bonitas,
padronizadas,
mas como não temos condições de
fazer isso, a
prefeitura podia ajudar,
porque o
pessoal não desce mais no
centro e
por isso as
vendas estão muito fracas.
Os vendedores estão vivendo a
pulso".
Ronny Pereira, proprietário de uma barraca de comida há dois anos, declara que a praça carece de mais segurança e banheiros novos. " Não tem lugar de jogar lixo, a encanação está toda arrebentada, quando chove molha tudo. Quem é que vai querer vir aqui com os banheiros fedendo desse jeito? Isso afugenta os clientes", disse.
De acordo com o secretário de Planejamento, Carlos brito, por determinação do governo, a Praça do Tropeiro passará por reformas, em breve, bem como outros locais do centro, a exemplo do setor de artesanato e o estacionamento para caminhões.
Semana passada, o senador João Durval (PDT) já havia anunciado a liberação de uma parcela de emenda parlamentar no valor de R$ 243.750,00, pelo Ministério da Agricultura, o dinheiro deve cair na conta da prefeitura ainda neste semestre, e deve ser utilizado para revitalizar o Centro de Abastecimento.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.