Feira de Santana

Comerciantes pedem ajuda para gatos com esporitrocose no centro da cidade

Comerciantes pedem ajuda para gatos com esporitrocose na Rua Comandante Almiro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Comerciantes que trabalham nas ruas Comandante Almiro e Honorato Bonfim, Centro de Feira de Santana entraram em contato com a reportagem o Acorda Cidade para chamar atenção para gatos que vivem no local e sofrem de esporotricose.

A doença é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, sendo encontrado também na madeira e nos vegetais e acomete além dos gatos, os humanos. Os animais apresentam lesões sobre a pele e até mesmo lesões internas pelo corpo. O tratamento pode levar até 120 dias.

As lesões de pele nos gatos ocorrem geralmente na cabeça, na região da orelha, pescoço, rabo, nos membros posteriores e as lesões extra cutâneas geralmente vem com a parte da respiratória, manifestando-se através de espirros. O tratamento é feito com antifúngicos outras medicações. Os animais acometidos devem ficar de quarentena e os humanos devem ter cuidado ao pegá-los, de preferência devem usar luvas e roupas de manda longa.

Foto: Divulgação

A comerciante Lionete Pereira, que tem um restaurante próximo ao local onde os gatos vivem, disse ao Acorda Cidade que alguns já foram retirados pelo Centro de Zoonoses, mas outros continuam na rua e preocupam os moradores, além de clientes do seu estabelecimento.

“Ainda tem quatro gatos aqui. Eles ficam em uma situação horrível, cheios de feridas, com mau cheiro. Ficam aqui perto do restaurante e estão me prejudicando”, declarou.

A comerciante pediu providências as autoridades sanitárias da cidade para ajudar na remoção e cuidados com os animais.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Leia também:

Veterinárias e infectologista alertam sobre os cuidados com gatos que apresentarem esporotricose

Após surto, Feira de Santana ainda convive com diversos casos de esporotricose em cães e gatos

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
29 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Denilisa

É dever de nós humanos olhar por estes bichinhos que se encontram em situação de abandono ainda mais doentes pobrezinhos fazer nossa parte já que temos raciocínio.

Cris

Os gatos precisam de ajuda vamos ajudar! Parem de discutir! Compartilham!

Carla Luzia Carneiro Borges

Pensei que a preocupação fosse a saúde dos animais que devem estar sofrendo muito. Se os comerciantes pudessem dar assistência resolveria o problema dos gatos e os pessoais, consequentemente. Depois fariam campanha para doação dos animais já saudáveis. Mas parece que a preocupação é excluí-los em próprio benefício.

Gilson

Perfeitinho ridículo. Além do descaso com ruas com buracos, limpeza etc os animais aos montes pela cidade. Cadê a castração de pelo menos os machos q é mais simples e a médio/longo prazo reduziria bastante essa população desses pobres. E vale destacar tbm esse povinho sem educação, amor, cidadania que tbm não faze a sua parte.

Eliene

Infelizmente não existe nenhum político que abrace a causa animal isso é um verdadeiro descaso com seres tão vulneráveis😔 graças a Deus existem pessoas boas que por conta própria e com muito sacrifício montam ONGs e ajudam esses inocentes

Lea

Parabéns aos comerciantes q tomaram a nobre atitude de Pedir socorro tbm ao Acorda Cidade com PJ. Olha a cara desse ser vivo, rogando por misericórdia! Esta é uma qualidade tão nobre q nem todos a possuem , tampouco se adquire nas escolas, como infelizmente lemos, nem a funesta covid conseguiu mentalizar a estes que tbm são compostos de materia sujeita à putrefação e tbm são mortais. Quem lhes dirá q com a generosidade e a misericórdia ou o inverso q tratarem os outros, tbm serao tratados? Dignos de pena, apenas isso, pena!

Adriana Freitas

Nossa citada está um caos, a doença da esporotricose que vem se alarmando nos gatos é uma questão de saúde pública, os moradores de feira deveriam acionar o ministério público já que a prefeitura já foi comunicada e nada faz. A população precisa se conscientizar que os gatos não tem culpa, eles são seres indefesos que acreditou em seres humanos ignorantes sem coração e foram desprezados . Invez de escreverem barbaridades, façam a denuncia online no ministério público e comecem a cobrar dos nosso governantes atitudes. A castração é uma delas a prefeitura , a secretária de saúde e a zoonose nada faz. Além dos nosso vereadores tbm que poderia sim ,mover uma ação preventiva e os próprios acionar o ministério.

Carlos

Não são só os gatos, os cães também, formando matilha que perambulam pela cidade, e os culpados são seus ex-donos que os abandonam e o poder público que não faz a esterilização dos animais de rua, se faz necessário também a instalação no município de um hospital público veterinário.

ricrdo

é um absurdo feira de santana nao ter um hospital publico de animais e parou com as atividades de castracao, é lamentavel nossos politicos feirense ainda mais aqueles politicos q deveriam cobrar mais do executivo, deveria tambem ter um abrigo municipal e leva-los para cuidar desses indefesos verba tem o problema é “boa vontade”

Luciane de Andrade Marques

Eu dou protetora independente , e cansei de alertar o ccz sobre o avanço da esporotricose, cuidei de muitos animais doentes com recursos próprios, cheguei a contrair a doença e ser criticada por várias pessoas mas não me arrependo sequer por um minuto!Esse ccz quando recolhi os animais tenho certeza que é pra sacrificar, eu perdi as contas das vezes que pedi remédios , gaiolas e resolvi nunca puderam ajudar em nada, inclusive me trataram grosseiramente muitas vezes!E vc sr. Pedro é que é uma praga não os gatos!Pessoas como você são as verdadeiras pragas da terra!

Verônica

Os protetores da cidade estão alertando a muito tempo sobre essa doença que vem assolando os animais da nossa cidade! A prefeitura já sabe, o Centro de Zoonoses já sabe e nunca tomou providência nenhuma!!! Sempre estão sem medicamento, sem transporte, sem estrutura… E quando finalmente tomam algum tipo de providência é para recolher e sacrificar o animal, que poderia ter sido tratado, curado, esterelizado e se não conseguisse um lar, poderia até voltar para as ruas, mas sem possibilidades de contribuir para esse descontrole populacional! Portanto não é, nunca foi, nem nunca será culpa dos animais, e sim, da forma como eles são tratados, ou melhor, ignorados por todos! Pela população e pelo poder público, que tem a obrigação de cuidar e proteger seus animais!

Lorena Azevedo da silva

Os animais precisam de cuidados!A prefeitura precisa ajudar também,por que isso é questão de saúde pública!Ficam de braços cruzados!Quem coloca a cara na rua são os protetores ,que ajudam estes animais indefesos.Que estão doentes,precisam de todos nós!!!! Não temos que virar as costas.Cadê o prefeito? Que é médico e sabe a gravidade desta doença!

Professor Wilson Figueiredo

O remédio aí é machado Tramontina de 1/2 polegada nas costas

Vamos

Vamos tratar os ruinsmanos da mesmo modo. Adoenceu passa o rodo. Com certeza esse são mais prejudiciais do que os animais indefesos.
Muito fácil apontar o dedo. 3 dedos voltam para vc mesmo. Pense! ser dito racional!
De qualquer modo ainda parabenizo a quem procurou a reportagem. Pois procurou ajuda e não agiu com maldade.

Adriana Freitas

Este comentário do Professor Wilson é uma ameaça registrada. Isto é crime infelizmente não temos leis e Feira está um caos.

Laura

É só usar ivermectina que cura os bichinhos

Cleane Cordeiro

Então informe a prefeitura ou compre e medique os animais. É muito fácil pra quem não vive o problema.
Antes da contaminação existir já tínhamos comunicado ao órgão responsável porém como tudo na gestão de Feira, nada foi feito e agora sofremos com esse problema e a solução da Zoonoses é que devemos telar as nossas casas. Um órgão que só serve pra vacina antirrábica.

Laura

Exatamente por já ter vivido o problema q eu sei. Esse povo q escreve comentário nesse site é um bando de analfabeto funcional.

Pedro

Está virando uma praga urbana, reproduzindo demais e vivendo pelas ruas incomodando as pessoas. Na rua onde moro não tenho paz, vários gatos brigando, reproduzindo, quebrando os telhados, sem falar no meu cachorro que não para de latir a noite. A culpa é dessas pessoas sem noção que ficam alimentando, achando bonitinho e da prefeitura que não toma uma providência.

Laura

Você tbm é uma praga q incomoda os outros, Pedro

Geraldo

Seu cachorro late à noite e incomoda os vizinhos. Que tal tratá-lo como parte de uma praga urbana e exigir providências também? Você é um sem noção que mantém em uma casa um animal que pode emitir sons elevados sem critério a qualquer hora da noite.

M

Que comentário doente o seu, eles não tem culpa do mal que o ser humano causa, os animais irracionais não tem culpa de nada o que precisa fazer é os órgãos responsáveis incompetentes tomar providencia
e quanto as pessoas que alimentam os animaizinhos em situação de rua, são aquelas pessoas cujo o coração é voltado para Deus que não é o seu caso seu estúpido

Lícia

Larga a mão de ser retardado!

Josy

A culpa Sr é das pessoas que abandona os animais,precisam de ajuda sim pq seres vivos e não pq está atrapalhando os comerciantes.Muita falta de consciência de alguns que se dizem humanos.

Niz

Como sempre, alguns indivíduos insistem em culpar a vítima. Esses animais em situação de rua foram abandonados por seres humanos. Seres humanos que tinham a obrigação de cuidar, castrar e alimentar essas pequenas vidas.
Cada vez mais me convenço de que respeitar os animais é um dos sinais de evolução moral de uma pessoa.

Josy

A culpa Sr Pedro é das pessoas que abandona os animais ,eles são seres vivos precisa dos mesmos cuidados que todos .Seu comentário é desumano.,

Márcio Henrique

Quando a comerciante estiver doente, uma doença grave, retire ela da minha frente pq também vai me “prejudicar”.

Paulo Sérgio

A COVID não pegou nos mendigos porque ninguém abraça eles e nem se aproxima , os animais de rua são iguais
Ninguém cuida e alimenta .

Ricardo Luiz

Imbecil insensível. Quero ver vc chamar por Deus quando estiver doente e necessitando de ajuda.