Daniela Cardoso e Ney Silva
Os acidentes, quase que diários, ocorridos no cruzamento das ruas Edelvira Oliveira e Fernando São Paulo, no bairro Ponto Central, estão preocupando moradores e comerciantes. No local existe uma Companhia da Polícia Militar, um bar, várias residências e lojas comerciais, registrando um grande fluxo de veículos em todos os sentidos.
Segundo algumas pessoas ouvidas pelo Acorda Cidade, o local precisa urgentemente de sinalização ou de mudança de sentido de uma das vias.
O capitão Djomar, que trabalha na 64º CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) confirma que o cruzamento das duas ruas é bastante perigoso, com as ocorrências de vários acidentes. “Em alguns desses acidentes, nós da Polícia Militar, acabamos prestando socorro às pessoas feridas e entendo ser necessário que se adotem providências para resolver essa situação”, afirmou. Ele alerta aos motoristas e motociclistas que prestem bastante atenção ao passar pelo local.
Dono de uma loja de automação comercial, Jadir Araújo, também se mostra preocupado com o número de acidentes, principalmente envolvendo veículos que vêm pela rua Fernando São Paulo para entrar na Edelvira Oliveira, em direção à João Durval. Segundo ele, em horários entre 11h e 12h30 e 16h30 e 19h existe risco de colisões.
Na opinião de Jadir, como o fluxo de veículos tem aumentado bastante, é necessário se fazer um estudo para levantar a possibilidade de transformar a rua Fernando São Paulo em mão única em direção à Getúlio Vargas. Ele observa que no local transitam, além de carros pequenos, ônibus e carretas. Mas há também bicicletas, motos e carroças que podem favorecer acidentes.
Na SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), o superintendente, Francisco Junior, não foi localizado para informar se existe ou não algum projeto de sinalização ou de mudança de sentido da Fernando São Paulo, para melhorar a segurança de motoristas e pedestres que passam pelo local.