Os comerciantes do Terminal de Transbordo Central de Feira de Santana, decidiram paralisar as atividades e promover um protesto no local contra a falta de limpeza que segundo ele, não está mais acontecendo.
Os manifestantes fecharam o portão de saída, evitando a trafegabilidade dos ônibus, causando uma grande movimentação na parte externa do Terminal.
José das Virgens é um dos comerciantes que trabalha na área interna do Transbordo e contou ao Acorda Cidade, que o bloqueio tem como objetivo chamar a atenção do poder municipal para que resolva a situação.
“Nosso objetivo aqui é que a prefeitura possa ter um olhar mais crítico para este Terminal, não só este, mas como todos da cidade. Hoje o Terminal Central está entregue as baratas, os banheiros não possuem mais limpeza, o lixo está se acumulando cada vez mais, as lixeiras andam entupidas e os comerciantes estão sofrendo com isso, não só a gente, mas os rodoviários e também os outros usuários”, disse.
Segundo José das Virgens, todos os comerciantes aguardam um posicionamento da prefeitura.
“Essa é a nossa tentativa de chamar a atenção deles, que eles possam vir aqui, nos dar uma satisfação, dar uma satisfação aos usuários também porque é uma revolta geral. O local aqui não possui mais condição de uso, muita sujeira, é revoltante um caso como este”, citou.
Como os ônibus estavam impedidos de saírem do Terminal, os passageiros precisaram buscar outra alternativa do lado de fora.
Moradora do bairro Campo Limpo, Maria Nilza contou que estava aguardando o coletivo desde 9h.
“Eu cheguei aqui por volta de 9h da manhã, estou sem entender o motivo dessa manifestação e estou aqui do lado de fora esperando ônibus para ir pra casa”, afirmou.
Helena Cardoso também contou à reportagem do Acorda Cidade que foi pega de surpresa, e estava no aguardo do ônibus com destino ao bairro da Conceição.
“Pegou todo mundo de surpresa aqui, e agora vamos ter que ficar aguardando do lado de fora, porque os ônibus que estão lá dentro, não estão saindo, e os que estão chegando, também não estão entrando, estão passando aqui na lateral”, contou.
Outro local que precisa de manutenção é o Terminal de Transbordo do bairro Cidade Nova. Lá os usuários também reclamam da falta de manutenção dos banheiros. Além disso, no entorno e na parte interna do Terminal, há muito lixo e mato.
A passageira Maria Angélica, moradora do bairro SIM, relatou que às vezes precisa pegar o transporte no local para alguns destinos da cidade, mas nunca utiliza os banheiros por causa da imundice.
“Os banheiros são uma porcaria, uma imundice que você não tem condição de entrar. Eu nem utilizo, porque é muito sujo e o cheiro é insuportável. Tanto faz o daqui, como o do Terminal Central, é a mesma porcaria, e é cheio de moscas aqui. Não têm funcionários. Até passando longe é um horror”, afirmou.
Outra usuária do transporte relatou também que precisou utilizar o banheiro do Terminal em determinada ocasião e quando entrou o chão estava cheio de urina. “Alguém fez o xixi no chão, sendo que tem que utilizar o vaso sanitário”, afirmou.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor de transporte da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), André Nunes informou que a prefeitura interviu nos serviços de limpeza dos Terminais, diante da falta de comprometimento da empresa.
“As reivindicações são pertinentes, nós sabemos que o município interviu justamente pela falta de comprometimento de uma empresa que já vinha há muito tempo com os seus serviços maus prestados, então o município através do prefeito Colbert Martins, teve esta sensibilidade de fazer intervenção porque nós entendemos que é um espaço público muito importante para a fluidez do comércio, das pessoas, da área econômica que é o Terminal Central, é um local estratégico para tudo que acontece em nossa cidade, é o coração do transporte público em nossa cidade. Então nós estamos aqui representando o município para que haja este diálogo de forma cordial, tranquila e eu tenho certeza que o poder público vai se manifestar de forma positiva através de suas secretarias competentes, porque aqui a gestão do transporte público é nossa, mas existem outras secretarias também que são envolvidas para manter a limpeza, para manter a estrutura, para manter a segurança e o município através do nosso prefeito está empenhado em resolver e dar toda a acomodação que é necessário para a população ter seu direito e segurança”, disse.
Segundo André Nunes, uma nova licitação será aberta para contratação de outra empresa.
“A limpeza já começa de imediato. Estas pessoas foram convidadas agora a conversar com o nosso secretário Saulo, eu tenho certeza que lá já existe uma comissão esperando para que todas as ações necessárias sejam feitas ainda hoje para que possam ter a normalidade dos nossos terminais. Questão de licitação está sendo discutido entre a administração pública e nos próximos dias, a gente vai ter novidades direcionadas aí e enunciadas pelo nosso secretário Saulo. Queremos deixar claro que o contrato não venceu, a administradora tinha um contrato de concessão vigente e por causa dos seus maus serviços prestados, o município interviu no contrato de concessão. Então o contrato na verdade foi interrompido porque o município entendeu que é preciso uma ação diferente para melhoria dos nossos terminais”, finalizou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Usuários do transporte coletivo lamentam falta de manutenção em banheiros do Terminal Central
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram