A comerciante Bety Xinaider, que possui um mercadinho na Rua Argentina, conjunto Feira X em Feira de Santana, solicitou a reportagem do Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (10), para reclamar sobre uma situação desagradável.
Segundo ela, o sistema de esgoto da localidade está ficando entupido com frequência, fazendo transbordar toda água suja pelos caminhos do conjunto, e até mesmo invadido o próprio mercadinho.
“Essa já é a segunda vez que acontece aqui na Rua Argentina. A primeira vez eu tive que recorrer ao Acorda Cidade, e mais uma vez, aqui estou. Já ligamos diversas vezes para a Embasa pedindo este socorro, levaram dois dias para resolverem a situação, desentupiram, não foi um serviço de excelência. Tem uma tampa de esgoto ali na esquina da Argentina com a 1º de Novembro, o esgoto entupiu desde sexta, e quando não tem mais vazão para a água escoar, transborda e invade todas as casas aqui. Meu depósito está pela misericórdia, tudo está alagado, já estamos em um tempo de crise, e ainda acontece algo como isso”, informou.
Com medo da água atingir as mercadorias, a comerciante está fazendo o possível para manter a água apenas na parte do depósito.
“Esse Feira X tem um problema sério de esgotamento, porque quando entope, é um caso sério para ser resolvido. Estamos aqui desde sexta solicitando o apoio da Embasa, e até hoje nada. Abri o mercado e para minha surpresa, já estava desse jeito, meu depósito cheio de água, mal cheiro terrível, e a empresa não vai pagar o meu prejuízo. Vou colocar para consumo? Não posso”, lamentou.
Ao Acorda Cidade, a Embasa enviou a seguinte nota:
Em atenção à reportagem intitulada “Comerciante tem mercadinho invadido por água de esgoto no conjunto Feira X”, informamos que já foi realizada hoje pela manhã a desobstrução e limpeza da rede de esgoto na Rua Argentina, no Feira X. Será implantada uma válvula no local, destinada a evitar novas ocorrências.
É importante ressaltar que a rede se encontrava-se obstruída por haver lixo, o que caracteriza mau uso do sistema, já que a rede de esgotamento sanitário operada pela Embasa está dimensionada para receber apenas esgoto doméstico.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram