Gabriel Gonçalves
Com o objetivo de garantir o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade à rede socioassistencial, principalmente nas regiões que não dispõem de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o projeto Cras Itinerante chegou nesta terça-feira (28), ao bairro Parque Lagoa Subaé.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, explicou que a inciativa do projeto foi atrelada pelas dificuldades da população ter acesso aos serviços da prefeitura, principalmente no período de pandemia.
"Essa iniciativa vem casada com duas ações, como o plantão social que realizamos para atender a casa de passagem, auxílio funeral, abrigamento e outras ações do dia dia de pessoas em situação de rua, e foi nisso que vimos a necessidade de estar mais próximos da comunidades, para que elas pudessem colocar as suas necessidades. O Cras intinerante veio em um momento da pandemia, onde a gente se aproximou muito mais da comunidade para que ela não pudesse se deslocar, pegando ônibus para ser atendida", disse.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Entre os serviços disponibilizados estão a atualização e inscrições no CadÚnico, acesso ao Bolsa Família e ao Programa Feliz.
"Estamos aqui com o coordenador Rafael Estrela, com toda sua equipe de psicólogos, assistente sociais, educadores para atender a toda a comunidade, trazendo estes serviços da secretaria de desenvolvimento social. Estamos realizando este projeto desde o final do mês de junho indo até os distritos, povoados e aqui no bairro, estaremos até a próxima quinta-feira sempre das 8h às 14h e na próxima semana estaremos no Limoeiro e na Terra Dura", afirmou.
De acordo com o secretário, desde o início do projeto, cerca de 2.500 famílias já foram atendidas.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"O Cras Itinerante funciona em três dias e, diariamente, temos uma média de 100 até 120 atendimentos por dias em cada localidade, seja nos bairros, distritos, povoados e com isso, percebemos o grande volume nesse atendimento. Desde o início do projeto, nós já atendemos cerca de 2.500 famílias e nosso objetivo é ampliar cada vez mais as nossas ações. É importante que as famílias procurem os Cras em seus territórios, porque estas ações também são realizadas nas unidades, atualizem os dados do Bolsa Família para continuar tendo o direito do benefício e durante este período do projeto, os serviços continuam nos territórios. Essas fichas são encaminhadas para que os atendimentos possam ter continuidade, ou seja, o Cras Itinerante é um braço do Cras que está fixo nos territórios", destacou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade