Feira de Santana

Com risco de atropelamento, moradores pedem faixa de pedestre para estudantes na Avenida Iguatemi

A escola está posicionada em uma via de grande movimentação que não possui sinalização, nem fiscalização, nem mesmo agentes de trânsito.

Avenida Iguatemi - bairro Mangabeira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As aulas na rede municipal retornaram há uma semana iniciando o ano letivo de mais de 50 mil estudantes de Feira de Santana. Na Escola Municipal Theódulo Bastos de Carvalho Júnior, precisamente localizada na Avenida Iguatemi, no bairro Mangabeira, os alunos já começaram os estudos com um problema para enfrentar: a falta de segurança para chegar à escola.

Avenida Iguatemi - bairro Mangabeira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo relatos, a escola está posicionada em uma via de grande movimentação que não possui sinalização, nem fiscalização, nem mesmo agentes de trânsito para acompanhar o tráfego nos horários de pico. Com a chegada e saída das crianças, o local se torna um perigo para elas.

Avenida Iguatemi - bairro Mangabeira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Pensando nisso, a comunidade escolar solicitou a reportagem do Acorda Cidade para chamar atenção dos governantes e cobrar mais segurança no local.

“A via é muito movimentada, são duas mãos. Estão necessitando urgente de uma colocação de faixa de pedestre e uma sinaleira aqui em frente ao colégio. Aqui estudam muitas crianças. Tem risco de acidentes, já aconteceram também. O pessoal está solicitando às pessoas que trabalham e a prefeitura, se há possibilidade da colocação da faixa de pedestres e semáforo”, disse Arlindo Fadigas, porteiro da escola.

Avenida Iguatemi - bairro Mangabeira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O mototaxista, Edielson Correia dos Santos, que trabalha há mais de 10 anos na Avenida Iguatemi, também falou ao Acorda Cidade. Ele confirmou que diariamente tem ocorrido acidentes na via, falta de segurança que tem assustado tanto a comunidade escolar quanto quem passa pelo local diariamente.

Avenida Iguatemi - bairro Mangabeira
Edielson Correia dos Santos | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O pessoal atravessa, o povo não respeita ninguém. Rola muito acidente aí, começaram as aulas e aí fica difícil para as crianças. Tem muitos condomínios também. Já presenciei vários acidentes”, disse o mototaxista.

Durante a entrevista, a reportagem do Acorda Cidade flagrou uma moradora tentando atravessar. Ela, que estava com três crianças de 3, 6 e 9 anos, chegou a ficar entre os carros, sem conseguir chegar ao outro lado.

Avenida Iguatemi - bairro Mangabeira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aqui é difícil. Eles não param de jeito nenhum. Eu moro aqui no Florata, antes do Jardim Europa. Era para ter uma faixa, alguma coisa e a gente fica a mercê deles. Eles não param e a gente passa pelos carros andando”.

O morador Davilson estava levando a filha para a escola. De acordo com ele, há momentos que tem que esperar até cinco minutos para atravessar.

Avenida Iguatemi - bairro Mangabeira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A situação aqui realmente é precária. Tem vezes que eu levo até cinco minutos para poder atravessar aqui, porque infelizmente não tem uma faixa. É um pedido que eu faço ao secretário, que por gentileza faça uma faixa para poder atravessar com os nossos filhos”.

Questionado pelo Acorda Cidade, o superintendente de trânsito do município, Ricardo da Cunha, informou que uma equipe técnica irá no local observar o que será necessário fazer.

Ricardo da Cunha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Estou marcando com a engenharia, para que in loco, para que sejam determinadas medidas técnicas para que a gente possa mudar alguns cenários de Feira de Santana, não somente nesta avenida, porque existem outras, mas pedimos à população que entenda, são menos de 30 dias que a gente já conseguiu mudar muita coisa e, espero que até o final do ano, a gente respire uma cidade diferente. Esta foi a proposta do prefeito quando fez o convite para que eu assumisse a SMT, e que o órgão fizesse algo nunca visto na cidade”, afirmou.

A Prefeitura de Feira de Santana também informou que a realização dos serviços, depende da contratação de uma empresa habilitada e, que o projeto de sinalização, já foi elaborado.

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), esclarece que a implantação da faixa de pedestres na Avenida Iguatemi, em frente à Escola Municipal Theódulo Bastos de Carvalho, está prevista dentro do processo de licitação para serviços de sinalização viária, atualmente em curso.

Desde o início da atual gestão, esforços têm sido concentrados para viabilizar a execução do serviço com a máxima brevidade. No entanto, a realização da sinalização depende da contratação de uma empresa habilitada. O projeto de sinalização já foi elaborado, e a execução ocorrerá assim que o processo licitatório for concluído e a empresa responsável estiver devidamente contratada.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários