Feira de Santana

Com quase 75 anos de inaugurada, Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota será totalmente reconstruída

Além da Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota, o prefeito assinou ordens de serviço esta semana em mais três unidades.

Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, assinou ordem de serviço para reconstrução de mais uma escola municipal. Desta vez, a cerimônia foi na Eduardo Fróes da Mota e contou com a presença de alunos, gestores e secretários. Inaugurada em 9 de julho de 1950, a unidade completa 75 anos em 2025.

Ao todo, já são quatro escolas que fazem parte de um pacote de quase R$ 7 milhões de investimentos da nova gestão em educação. Além da Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota, o gestor assinou as ordens de serviço esta semana nas unidades Paula de Freitas Almeida, Timóteo Ferreira da Silva e Francy Silva Barbosa.

Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Durante a visita a Eduardo Fróes da Mota, no bairro Serraria Brasil, o prefeito destacou a importância do investimento na completa reconstrução da unidade que estava fechada. Atualmente a escola funciona em um prédio alugado, na Rua Comandante Almiro, atende estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e anos finais, nos turnos matutino e vespertino.

“Essa escola vai ser uma escola 100% nova. Do que tem aqui hoje, não vai ter nada. Vai ser um prédio com dois pisos, todas as instalações necessárias para uma escola de qualidade, para funcionar bem”, destacou.

José Ronaldo
José Ronaldo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A nova estrutura contará com biblioteca, laboratório, secretaria, diretoria, sala de professores, sala de recursos, cozinha, banheiros, área de serviços, seis salas de aula no primeiro andar e até auditório. Com a reconstrução, a escola passará a atender 500 alunos. “É uma escola com tudo aquilo que se necessita, que se precisa para que realmente funcione perfeitamente”, acrescentou.

Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota

O diretor, Jonatas Porto, contou ao Acorda Cidade, que a escola estava fechada há um ano e dois meses aguardando o processo de licitação e a assinatura do contrato para dar início a reforma.

Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota
Jonatas Porto | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Toda licitação que envolve reforma de escola, ela é bem disputada, entre recursos, enfim. Então estávamos ansiosos desde abril do ano passado que se iniciou a licitação e foi consolidada a semana passada.

Atualmente essa escola é composta por 7 salas de aula, com a capacidade máxima de 20 alunos. 7 salas curtas, que desde 1996 não sofrem qualquer tipo de reforma. Lembrando que essa escola pertencia à rede estadual e no ano de 2019 ela foi municipalizada”, explicou o diretor.

Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O secretário de Educação, Pablo Roberto, também participou da solenidade. Ao Acorda Cidade, ele lembrou que os estudantes aguardavam por mais de um ano para retornar à unidade escolar. Nesse processo, o número de alunos acabou diminuindo. Ao deixar o prédio, passou de 300 para 180 estudantes, atualmente.

“O presente do governo municipal para a comunidade estudantil é a reconstrução dessa escola. Com a transferência dos alunos para um prédio alugado, acabou se diminuindo muito o número dos alunos. A expectativa é que nós possamos passar no próximo ano para algo em torno de 500 alunos”.

Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo diretor, a mudança de espaço foi um dos motivos que contribuíram para a redução dos alunos.

“Acaba, querendo ou não, afetando a disponibilidade das famílias em sempre procurar uma escola mais próxima de suas residências. Mesmo tendo ônibus saindo aqui todos os dias, levando até o prédio provisório, mesmo assim a gente acabou perdendo alunos”, completou Jonatas Porto.

Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Novos Professores e Programa Brasil Alfabetizado

Na última quinta (3), a prefeitura realizou a posse de cerca de 188 novos professores, número que, segundo o prefeito, é um marco na história da cidade. “Isso é um recorde. Eu mesmo nunca fiz isso. As coisas estão se ajustando. Em breve, vamos começar a distribuir cadeiras escolares em várias escolas”, frisou José Ronaldo.

Além disso, 64 professores foram empossados para o Programa Brasil Alfabetizado, iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos. A expectativa é atender 1.200 alunos no município, nesta edição.

Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A empresa Inovare Engenharia vai realizar a obra na Eduardo Fróes da Mota. A entrega da unidade escolar está prevista para junho de 2026.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Prefeitura realiza cerimônia de posse de 187 professores

Prefeitura anuncia reforma e ampliação de escolas municipais; investimento de mais de R$ 6 milhões

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários