Daniela Cardoso
O prefeito Colbert Martins da Silva Filho informou em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (23) que vai fazer uma reunião para avaliar o funcionamento de bares em Feira de Santana. No decreto municipal divulgado pelo gestor, não existe proibição do funcionamento desses estabelecimentos, há apenas uma recomendação. Porém neste fim de semana, muitas manifestações ocorreram nas redes sociais pedindo o fechamento desses estabelecimentos e em alguns casos, a Polícia Militar foi acionada inúmeras vezes, e realizou um trabalho de orientação.
“Não estava específico no decreto o fechamento, apesar das recomendações feitas, então temos que tomar medidas mais duras e severas. Estamos preocupados com isso e devemos tomar essa grande decisão ainda hoje para poder não ter repetido o número de risco que aconteceu no fim de semana”, informou Colbert ao Acorda Cidade.
Campanha nas redes sociais
'Isolamento social não combina com reunir a galera no bar'. #fechaobarfeira. Com esse pedido, uma campanha está circulando pelas redes sociais de diversos feirenses. A jornalista Lineia Fernandes, é uma dessas pessoas que compartilhou o post pedindo que as pessoas façam sua parte e fiquem em casa.
“Sou cidadã e estou, daqui da minha casa, em quarentena e fazendo a minha parte para conter o contágio pelo #coronavirus. Na noite desta sexta-feira, como é costume nesta cidade, vários bares abriram e ficaram lotados de gente. Tenho certeza que para controlar o vírus é IMPRESCINDÍVEL evitar aglomerações em qualquer ambiente, inclusive nos bares, uma vez que em #feiradesantana temos o hábito de reunir a galera para um bom bate-papo, petiscos e cervejas geladas. Só que no momento isto não é responsável nem recomendado”, escreveu a jornalista em seu post.
A imagem foi republicada por diversas pessoas nas redes sociais, reforçando a importância de cada um fazer a sua parte e, não só evitar grandes aglomerações, mas evitar sair de casa, quando não houver uma grande necessidade.
TRT pede fechamento de bares e restaurantes
Além das campanhas nas redes sociais e do trabalho da Polícia Militar de tentar conscientizar a população, que mesmo sabendo da recomendação de isolamento social, esteve em bares da cidade durante o fim de semana, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) moveu uma Ação Civil Pública solicitando ao Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes para que suspenda as atividades no prazo de 24 horas. (Veja a ação aqui)
Funcionamento de feiras livres
Além dos bares, o prefeito demonstrou preocupação com relação as feiras livres, que também não foram proibidas de funcionar. Ele informou que observou a quantidade de pessoas que frequentaram os locais na cidade e que apesar de no Centro de Abastecimento não ter tido grande movimentação de pessoas, em alguns bairros, como o Tomba, houve grande aglomeração e por isso também tomará uma decisão a respeito dessa situação.
Fechamento de bares e restaurantes em Salvador
Em Salvador, o prefeito ACM Neto anunciou na manhã desta segunda-feira (23) que será publicado na próxima quarta-feira (25) um decreto que fecha os salões de bares e restaurantes, com o objetivo de diminuir ainda mais a aglomeração de pessoas na cidade para evitar o contágio do novo coronavírus.