A Neoenergia Coelba está realizando uma operação simultânea em seis cidades baianas para remover fios irregulares de telefonia e internet. A Operação Rede Legal começou na segunda-feira (9) e segue até a próxima sexta-feira (13).
Em Feira de Santana, os pontos de atuação no primeiro dia de operação, aconteceu na Rua Artêmia Pires Freitas e a Avenida Fernando Pinto de Queiroz, no bairro SIM, e as Ruas Rollie e Poppino, no bairro Santo Antônio dos Prazeres.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Verificamos os trechos que são mais impactados e vamos fazer a retirada. Uma vez adicionados os cabos em um ponto da Artêmia, outros pontos já estarão sem a conexão daquele provedor e ele vai precisar efetuar o pré-cadastro junto à Coelba para atuar na região”, explicou o supervisor de operações da Coelba, Gean Carlos Andrade.
Ele informou ao Acorda Cidade que cerca de 91% de todas as empresas que operam nesses setores de telefonia e internet são irregulares. Por isso, além da retirada da fiação, a Coelba também está com prepostos em campo para efetuar contato com as empresas a fim de estreitar o relacionamento e fazer um pré-cadastro, para que elas façam um convênio e regularizem a situação.
“Quem quiser se regularizar é só entrar em contato com a Coelba, fazer um contrato para poder usar a infraestrutura de rede. Ele paga uma taxa para fazer a utilização e tem os benefícios de contar com a fiscalização da Neoenergia a fim de evitar que sua rede seja manipulada e tenha prejuízos”, explicou.
O supervisor de operações da Coelba destacou ainda que a irregularidade desses serviços gera muitos prejuízos e perigos para a população, a exemplo de incêndios em postes.
“Além dessas redes estarem instaladas de maneira clandestina nos postes, também utilizam de gato de energia para funcionar, então há uma situação de risco. É preciso alertar nossos clientes que, ao contatar uma empresa irregular, ele tem um serviço sem qualidade, que não oferece continuidade e gera insegurança. O resultado são muitos incêndios e perdas”, afirmou.
De acordo com Gean Carlos, a Coelba tem equipes trabalhando durante todo o ano, focadas nesse tipo de operação para retirar fios clandestinos. Segundo ele, este ano já foram retiradas cerca de 320 toneladas de fios e cabos em situação de irregularidade de janeiro até outubro em toda a Bahia. “No ano passado inteiro, foram retiradas 268 toneladas, então este ano já superamos a marca do ano passado”, frisou.
Além de Feira de Santana, as outras cidades da Bahia que estão recebendo a operação são Salvador, Camaçari, Alagoinhas, Ilhéus e Barreiras. Segundo a Coelba, os locais foram escolhidos devido ao alto índice de empresas irregulares que atuam nesses municípios.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram