Acorda Cidade
Julho é considerado o mês de alerta para a prevenção e combate às hepatites virais. E para chamar a atenção da população para esse assunto, a Gastros Bahia estará realizando uma série de ações de conscientização, nas duas unidades, entre os dias 22 e 31 de julho.
A campanha se iniciou através das redes sociais da Gastros Bahia, com o compartilhamento de informações sobre a doença, e se estenderá para a realização de orientações, palestras, testes rápidos e vacinação, a partir do dia 22 de julho, na próxima segunda-feira. As ações contam com o apoio do Laboratório Análise e da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Hepatites Virais.
Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 3 milhões de brasileiros estão contaminados com algum dos cinco tipos de hepatites existentes (A, B, C, D e E), que provocam a inflamação do fígado, podendo ocasionar cirrose e câncer.
De acordo com o hepatologista Dr. Fábio Vósqui, a campanha visa alertar a população para visitar regularmente o médico e realizar exames de rotina que possam detectar as hepatites virais. “Esse é um problema que muitas vezes não apresenta sintomas claros, podendo evoluir para outras doenças mais graves se não for diagnosticado e tratado logo”, destaca.
Na unidade da Aristides Novis, na Kalilândia, todas as tardes uma equipe de profissionais de saúde estará orientando os pacientes sobre a doença e realizando palestras. Já na unidade da Rua Barão do Rio Branco, as ações de orientação, teste rápido e vacinação acontecerão pela manhã.
“Estaremos prestando esse serviço para a população gratuitamente, pois entendemos o quanto é importante levar informação e ajudá-las a avaliar e a perceber os riscos de infecção pelas hepatites. No caso do teste rápido, é seguro, sigiloso e feito com punção digital (parecido com exame de glicemia), não sendo necessário estar de jejum. O resultado é liberado em cerca de 30 a 40 minutos, portanto, os pacientes podem levar seus resultados na hora”, ressalta o médico Dr. Fábio Teixeira, sócio-diretor da Gastros Bahia.
Sobre as Hepatites
A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.
Elas são classificadas por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017.