Na manhã desta segunda-feira (6), a reportagem do Acorda Cidade registrou uma longa fila em frente à agência bancária do Itaú, na Rua Conselheiro Franco, em Feira de Santana. Sob forte sol, os clientes que aguardavam reclamaram da demora no atendimento.
Tereza Moreira Venas chegou por volta das 6h da manhã na tentativa de receber a aposentadoria. Ela criticou a situação e disse que esperava por mais de quatro horas o atendimento.
“Antigamente o banco para os aposentados, abria 9h. É muita humilhação, muito sofrimento, falta de respeito com os aposentados, que eles nem avisam. Às vezes eles podiam avisar, o banco vai abrir dez horas, você se quiser resolver algumas coisas pode, mas ele não dão satisfação a respeito. O dia amanhecendo, quando eu cheguei a amiga aqui já estava, guardou meu lugar”, desabafou.
Outra senhora, que não se identificou, disse que as pessoas têm medo de questionar os trabalhadores do banco, mas ela reforçou que eles estão no direito de reclamar. Segundo a legislação, o tempo máximo de espera em caixas deve ser de 15 minutos e 25 para demais serviços, mas não é o que acontece em algumas agências da cidade.
“O povo fica com medo de entregar, com medo de falar. Mas não deve ter medo, a gente está no nosso direito. O atendimento tem que ser mais rápido. Eles não consideram os aposentados, eles deviam ter mais consciência com os aposentados. Só que eles não dão nem satisfação”, afirmou.
Acompanhando a mãe aposentada, Selma Alves é do distrito de Jaguara. Ela disse que chegou às 7h e que a fila já estava extensa. Selma também disse que muitos aposentados são da zona rural, por isso tem que vir mais cedo à agência.
“Quando eu cheguei já tinha bastante gente. Muito sofrimento, aqui abre 10h e ele não dão explicação nenhuma e a gente fica sofrendo aqui na fila. Todo início de mês é assim, esse sofrimento. Têm muita gente, muita gente da zona rural. Eu sou de Jaguara, o carro passa lá 5 horas da manhã”, explicou.
O Acorda Cidade entrou em contato com o banco e está aguardando retorno.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram