No mês de maio do ano passado, a Rua Marechal Deodoro em Feira de Santana, que estava fechada devido as obras do Projeto Novo Centro, foi reaberta. Os dois sentidos da via foram liberados, porém o trânsito só está funcionando somente em uma única mão.
Essa mudança não tem agradado muitos clientes e feirantes, que relataram ao Acorda Cidade, algumas situações que estão presenciando no local, como a falta de estacionamento para veículos, falta de área para carga e descarga, além do engarrafamento que é causado em alguns momentos.
Cícero Lima sempre está no entreposto comercial realizando compras. Ao Acorda Cidade ele contou que muitos veículos ficam obstruindo a passagem de outros, o que impossibilita a fluidez do trânsito.
“Eu sempre estou aqui na Marechal em busca de verduras, frutas, aqui também tem um leque de opções desde o setor de confecção, assim como bijuterias, então sempre estou por aqui. A prefeitura liberou o acesso da Marechal, colocou estacionamentos no meio, porém muitos carros ainda param na via, o que acaba atrapalhando quem está atrás, o ir e vir das pessoas, o trânsito precisa estar livre, se estiver fechado, dificulta o comércio de todo mundo dessa forma”, contou.
Elizete dos Santos também costuma fazer compras na Marechal Deodoro. Segundo ela, a antiga estrutura era melhor para os condutores, pois tinha duas opções de tráfego.
“Se estivesse como antes, seria melhor, não estaria essa bagunça que está hoje, pois era uma rua indo e outra vindo, mas agora as duas ruas na mesma direção, mas tem carro que ainda entra na direção errada, acaba se encontrando com outro lá na frente, vira uma confusão, acredito que antes o tráfego era melhor”, pontuou.
De acordo com Elizete, muitos condutores também desrespeitam as determinações e estacionam os veículos no canteiro central, onde existia grama.
“Hoje mesmo tinha gente querendo arrancar as plantas para colocar o carro por cima. Ainda bem que a SMT chegou e tirou os veículos, mas se eles não estiverem aqui, isso aqui vira uma bagunça”, afirmou.
O comerciante Dilson Santana também enfatizou que ainda existe uma certa “confusão” entre pedestres e veículos.
“Eu sempre estou por aqui na Marechal, já que preciso comprar itens para a minha lanchonete, é um espaço central, não tenho a necessidade de ir para o Centro de Abastecimento, mas o trânsito ainda precisa melhorar e muito. Deveria ir de um lado e voltar do outro como era antes, precisa melhorar a mobilidade pois como está agora, corre o risco de algum motorista atropelar algum feirante, algum pedestre que esteja passando”, relatou.
Edineide Ribeiro é feirante da Rua Marechal Deodoro. Ao Acorda Cidade ela também lembrou que não existe um local específico para carga e descarga.
“Ainda precisa melhorar bastante esse trânsito aqui da Marechal, mesmo com a SMT aqui todos os dias, mas ainda está muito confuso. Os carros passam em alta velocidade, corre o risco de atropelar alguém, um pedestre, um feirante, além da falta da área de carga e descarga que não tem destinada para os caminhões. Eles param em qualquer lugar para descarregar suas mercadorias, fica complicado desse jeito”, desabafou.
A reportagem do Acorda Cidade entrou em contato com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para solicitar um retorno.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Rua Marechal Deodoro é aberta nos dois sentidos nesta segunda-feira (29)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram