Acorda Cidade
Teve início nesta segunda-feira, 01 de abril, a 2ª Edição do Abril pela Segurança do Paciente no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Trata-se de uma orientação do Ministério da Saúde para todo território nacional. A Abertura Oficial foi realizada no Auditório da unidade, com uma oficina de sensibilização sobre a Cultura de Segurança. Foi realizada também uma ação de Corredor com Exposição de Vídeo, Utilização da Caixa reveladora e Orientação individual.
A segurança do paciente é um elemento essencial da qualidade do cuidado. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde e órgãos parceiros implantaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciado em 2013, e abril foi o mês escolhido para a realização da campanha nacional pela segurança do paciente.
Segundo Itayany Souza, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, o objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde e os próprios pacientes da unidade para os cuidados com a segurança. “A prevenção é a nossa maior estratégia para evitar incidentes ou acidentes. Por isso, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) diariamente desenvolve atividades no HGCA visando a promoção cada vez maior da segurança de nossos usuarios”, afirmou Itayany.
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é a instância responsável pela elaboração, execução e monitoramento das ações e estratégias para a promoção da segurança do paciente, além de orientar a vigilância e o monitoramento de incidentes relacionados à assistência à saúde.