Williany Brito
A Defesa Civil já está em alerta com as chuvas que caem em Feira de Santana. Isso porque, vários moradores, mais precisamente da periferia, construíram suas casas em áreas consideradas de riscos. A Secretaria Prevenção a Violência e Direitos Humanos fez um levantamento para identificar os locais que podem ser mais atingidos pelas águas.
De acordo secretário Mizael Freiras, as providencias já estão sendo tomadas. “A Defesa Civil conta com apoio do corpo de bombeiros e o abrigo de emergência da Guarda Municipal, para qualquer necessidade que venham surgir com as chuvas que caem em nosso município”, salientou Mizael.
O secretário afirmou que a preocupação maior é com as casas construídas próximos a lagoas, córregos e locais com pouca ou nenhuma infra-estrutura. “Os moradores constroem, de forma errada as suas casas, nas margens ou dentro desses espaços de risco. E com as chuvas, as pessoas tendem a sofrer as consequências dessas atitudes”, diz o secretário, que afirma que a Lagoa Prato Raso, próximo a Avenida José Falcão da Silva, é um dos locais mais preocupantes.
Foto: Ed Santos
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, outros pontos atingidos pelas chuvas são, a Avenida Maria Quitéria e o bairro sobradinho, próximo ao colégio Assis Chateaubriand (Foto).
As expectativas das secretarias é que as chuvas não sejam torrenciais, quando chove bastante num período curto de tempo, iguais as que caíram no mês de abril. “Se as chuvas se mantiverem em um estado controlável, na perspectiva aceitável, eu creio que não vai ter desmoronamento. Mas se tiver mesmo um índice pluviométrico, a cima do esperado, eu tenho certeza que vão surgir problemas. Mas, nós vamos estar preparados para intervir”, avisou. As informações são do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade.
Matéria relacionada: Chuva inesperada provoca alagamentos em diversos pontos da cidade