Nesta quarta-feira dia 26 de julho, é feriado municipal em homenagem ao dia da padroeira da cidade de Feira de Santana, Senhora Sant’Ana.
Os festejos em louvor à santa, tiveram início no último dia 17 de julho com o Novenário, e seguem até esta terça-feira (25). Na quarta-feira, a programação continua com celebrações, encerrando com uma procissão pelas ruas da cidade.
A reportagem do Acorda Cidade conversou com o pároco da Catedral Metropolitana de Santana, Pe. Paulo Tarso, que informou que a programação já começa às 5h.
“Estamos com tudo pronto graças a Deus, há um ano que a comissão vem organizando juntamente com os padres. Na quarta nós iniciamos às 5h da manhã com uma alvorada, logo após às 7h, teremos uma missa que será celebrada por Dom Itamar Vian, arcebispo emérito, e esta missa é dedicada aos devotos falecidos de Sant’Ana, e também fazemos uma homenagem aos professores e mestres, pois Sant’Ana foi mestra, foi professora, ensinou Maria, transmitiu conhecimento. No horário das 10h, teremos uma missa solene e depois às 16h, temos a nossa procissão com a presença de muitas comunidades. É um feriado municipal porque foi a partir da devoção de Sant’Ana que a cidade cresceu, a partir da feira do gado que ali acontecia no entorno da igreja, então a cidade se desenvolveu, e por isso um feriado importante e com a participação de todos os fiéis católicos nesta procissão que é de suma importância para a nossa festa”, informou.
Percurso da Procissão
De acordo com o pároco, são esperados cerca de 80 mil fiéis nesta procissão.
“Ano passado foi o ano da retomada depois da pandemia. Foram dois anos sem a procissão, então já tivemos multidões com 50, 60 até 70 mil pessoas, e como a festa está bem participada todas as noites, nós esperamos um número de até 80 mil pessoas nesta procissão que está no coração do povo feirense. Como a procissão começa pontualmente às 16h, a concentração dos fiéis já começa por volta das 15h ali no entorno da igreja aguardando a saída do cortejo. O nosso trajeto é feito em até duas horas e meia, é um percurso pequeno, porém com a presença de muitos fiéis. Nós saímos ali da Catedral, damos a volta na Praça Padre Ovídio e seguimos em direção à Avenida Presidente Dutra no sentindo contrário. Na Avenida Senhor dos Passos, nós entramos e seguimos até a Igreja Senhor dos Passos, retornando pela Getúlio Vargas, Conselheiro Franco, até voltar para a Catedral por volta das 18h, 18h30 para bênção final”, explicou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram