Rachel Pinto
Considerado o santo mais popular da igreja católica, Santo Antônio reuniu na manhã deste domingo (9) em Feira de Santana cerca de 25 mil pessoas, entre fieis e romeiros. Unidos pela fé e admiração ao santo, eles celebraram o trezenário de Santo Antônio e a festa de romeiros. Religiosos e autoridades também participaram do momento que é uma tradição na cidade e todos os anos reúne caravanas de romeiros de vários municípios vizinhos.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O bispo auxiliar de Salvador, Dom Estevão esteve presente na celebração e relatou que ficou muito feliz em ver tantos fieis, do campo e da cidade vivendo a fé e o amor a Santo Antônio.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Santo Antônio chega a todos os lugares trazendo esse dom maravilhoso que é a formação das comunidades. Elas vem pela ação do Espírito Santo e rendemos juntos verdadeiros louvores a Deus. Santo Antônio é um santo que é uma pessoa de Deus que fez o bem na sua época e continua fazendo. Porque o bem nunca se acaba. Ele continua até hoje nos ensinando a seguir o seu trabalho, nos convidando a amar aos pobres, a partilhar o pão com aqueles que mais precisam, a passar pela vida, fazendo bem. Ele venceu todas as dificuldades da época para ser fiel ao evangelho de Jesus”, afirmou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Francisco Sobrinho participou da missa em homenagem a Santo Antônio e comentou que desde que veio morar em Feira de Santana em 1965, não perde uma romaria. Muito católico, ele chega a se emocionar quando fala sobre a sua devoção ao santo. Se recorda da família e dos pais.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Tenho dizer que aqueles que tenham a oportunidade de se aproximar de Deus são pessoas que têm felicidade completa. Precisamos nos aproximar das coisas que Deus manda e que Deus pede”, afirmou.
Romeiros
Há 18 anos, Seu Valter Monteiro, vem para Feira de Santana para participar da festa de Santo Antônio. Ele é chefe de romaria do município de Teodoro Sampaio e devoto de carteirinha do santo. Já fez duas promessas pedindo saúde para o santo e faz questão de agradecer e divulgar todas as graças alcançadas.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Eu já estou com 78 anos e Santo Antônio me ajuda muito. Eu me sinto um menino novo. Tenho boa saúde e agradeço muito a ele. Agora estou pedindo para ele restaurar a minha visão que está um pouco curta”, contou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O romeiro acrescentou ainda que não consegue conter a emoção quando fala sobre o santo. Chega a ficar arrepiado e garante que vai continuar firme e forte acompanhando o santo.
Santo Antônio querido por todos os católicos
Frei Mário Sérgio frisou sobre a popularidade de Santo Antônio na igreja católica, no Brasil e no mundo. O santo está no Brasil desde o período colonial e já virou nome de ruas, bairros, comunidades e inclusive empresas. De mercadinho, até gráficas e lanchonetes. O santo ainda tem fama de casamenteiro e há quem recorra sempre a ele quando quer se firmar em um relacionamento.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“No anedotário de Santo Antônio temos a história de uma jovem que fez o pedido para o santo para se casar. Como não conseguiu a graça, revoltada jogou o santo pela janela. A imagem caiu na cabeça de um rapaz e ele ao devolvê-la encontrou a moça. Os dois se apaixonaram e se casaram”, disse o frei.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Cerca de 200 caravanas de 40 cidades circunvizinhas de Feira de Santana participaram da Festa de Santo Antônio neste domingo.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.