Feira de Santana

Cerca de 170 ônibus irão beneficiar estudantes da zona rural de Feira de Santana em 2024

Somente do município, 24 veículos fazem parte da frota.

Transporte Escolar
Foto: Arquivo/Secom PMFS

Cerca de 170 ônibus irão transportar 14 mil estudantes que residem na zona rural de Feira de Santana. A secretária de Educação, Anaci Bispo Paim, informou ao Acorda Cidade que a proposta do município também é descentralizar as escolas para que os estudantes possam ficar mais próximos de suas residências.

Secretária de Educação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós temos rotas diversas definidas para o trânsito e o transporte de alunos do distrito para a sede e dentro da própria sede em situações de excepcionalidade que se caracteriza por relotação de unidades escolares. São 169 ônibus contratados através de processo licitatório, com as rotas definidas para os oito distritos, e mais a sede do deslocamento que se dá também de alunos da rede estadual. Quem mantém o transporte do aluno da rede estadual nessas localidades de distritos e sede é o município de Feira de Santana. Nós hoje transportamos cerca de 14 mil estudantes, nós estamos na política de atendimento da rede municipal cada vez mais descentralizando a oferta. As escolas estão sendo construídas, mais de 40 que nós estamos inaugurando do ano passado para cá, e que ficam na periferia de Feira, ficam na sede de distrito, portanto, possibilitando que o aluno fique próximo da sua residência sem evitar que ele tenha realmente a necessidade de um deslocamento para áreas muito distantes”, explicou.

De acordo com a secretária, com esta nova política das construções de unidades escolares, apenas aqueles estudantes que residem em povoados, fazendas, terão a real necessidade de utilizar o transporte escolar.

“Isso favorece a segurança, isso permite que as famílias tenham mais confiança no deslocamento da criança para a unidade escolar porque muitas vezes ela faz esse deslocamento com proximidade muito grande da escola, inclusive com acompanhamento dos pais indo a pé por conta da proximidade da unidade escolar. Aqui na periferia de Feira nós estamos construindo muitas escolas, um número grande na Asa Branca, no Aviário, no Viveiros, na Mangabeira, na Conceição, no Campo do Gado, são muitas escolas sendo construídas, isso facilita e evita que a criança venha da periferia para o centro, e aí nós estamos atendendo somente com transporte aqueles que precisam se deslocar de uma localidade na zona rural, por exemplo, em uma fazenda, em um povoado, para o centro, onde está localizada a unidade escolar e uma grande parcela para atender a rede pública estadual”, informou.

Manutenção dos veículos

Somente do município, 24 veículos fazem parte da frota. Estes são de responsabilidade do governo, manter a total manutenção, conforme explicou a secretária Anaci Paim.

“Bem, os veículos nossos, que nós temos 24 ônibus do chamado Caminho da Escola, que são os amarelinhos, quem dá manutenção, o acompanhamento, a vistoria, é o próprio órgão da Secretaria de Governo, que assume a responsabilidade, a garagem, de fazer essas vistorias, está encaminhando para os devidos concertos que forem necessários. Tanto preventivo como corretivo. É feito isso continuamente. Esses ônibus fazem o transporte, hoje, mais das atividades complementares. Os alunos que estão em deslocamento de escola por conta de reforma e de construção, e também os alunos que estão desenvolvendo atividades complementares, porque pela matriz curricular nova, o número de atividades dessa área cresceu substantivamente. Então, nós atendemos com os amarelinhos. Os demais, que são ônibus contratados pela frota resultante da licitação, é obrigação da empresa dá essa manutenção preventiva e corretiva, e nós aqui da Secretaria estamos acompanhando para evitar que sejam utilizados ônibus inadequados, fora do ano permitido pela legislação vigente, que tenha ainda o tempo de uso regulamentar, e que o ônibus não tenha avarias, não tenha situação que leve a prejudicar o bom andamento das atividades”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Elivania

Resta saber onde está sendo construída essa escola no Viveiros, as crianças aqui não tem o básico, vergonhoso, a escola estadual parece prédio abandonado, um horror!

Cintia Mendes

Aqui na matinha tem moradores , tem empresa sem funcionar pois algumas ruas estão destruídas , vizinho a minha chácara a empresa não tem como receber matéria prima e nem embarcar os produtos, 18 funcionários de ferias coletivas e como esses ônibus vão rodar , é só vim no caminho 19 dos olhos dgua das moças na pista do parque de vaquejada, nem na Ucrânia em guerra garanto não ter uma rua mais destruída , acorda cobé