Na quarta-feira (26), o prefeito de Feira de Santana assinou a ordem de serviço para a requalificação e a duplicação da avenida Artêmia Pires, localizada no bairro SIM. Nesta quinta-feira (27), o gestor falou ao Acorda Cidade sobre o investimento de cerca de 15 milhões que ficará sobre a responsabilidade da empresa P. Jota Construções.
📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp
De acordo com Colbert, as obras estão previstas para começar no início do mês de julho e devem durar em torno de um ano, trazendo benefícios para a população que vive no entorno e que também trafega pela região.
“Vão ser em torno de quatro quilômetros e meio, começando na Avenida Fernando Pinto de Queiroz na direção da FTC, na direção do Anel de Contorno. Eu pedi recursos à Câmara de Vereadores, a Câmara não liberou e eu dependo de recursos para fazer uma drenagem profunda no restante da Artêmia Pires, que vai até o Jardim Brasil e até a Lagoa de Berreca. Isso eu não tenho ainda, estive em Brasília agora atrás de recurso, mas nesse trecho inicial que é um trecho que tem uma inclinação, uma declividade, uma gravidade que permite que a drenagem possa ser uma drenagem que não seja tão comprometedora, nós vamos fazer esse trecho inicial”, explicou.
Segundo o prefeito, o outro trecho da avenida não foi possível incluir no projeto, justamente, por conta da drenagem que tem um custo muito elevado e neste momento, não será possível com o valor orçamentário disponível.
“O custo de drenagem é extremamente mais elevado. Por isso é que pedi emprestado recursos à Câmara de Vereadores há um ano e a Câmara está negando. Então nesse trecho que nós vamos fazer, entre a Fernando Pinto de Queiroz até chegar no Contorno, é o que nós vamos começar porque temos reserva de recursos suficientes para pagar essa parte inicial da duplicação da Artêmia Pires”, acrescentou.
Desde algum tempo, o gestor vem falando sobre a duplicação na avenida. Um ponto questionado é se haverá espaço na via, disputado com os condomínios, para haver a duplicação. Sobre isso, Colbert também comentou.
“Aquela parte inicial entre a Avenida de Contorno até chegar na FTC, que tem uma restrição de espaço muito grande pelos condomínios, nós estamos analisando a perspectiva também uma segunda saída da Artêmia Pires. Então esperamos que isso possa também ser objeto de trabalhos que nós vamos deixar projetados e estamos começando agora”.
Ainda segundo Colbert, a obra foi iniciada no último ano do seu mandato porque durante a sua gestão houve muitos percalços, como o empréstimo negado pela Câmara.
“Eu podia começar essa obra no último dia de mandato. Eu não consegui fazer antes por várias razões e várias dificuldades. A começar do período previsto que era começar em 2020, mas com aquela circunstância toda difícil que vimos da pandemia, a economia parou de 2020 a 2021, então 2022 as coisas praticamente começaram, a licitação passou em 2023 ainda com vários questionamentos, portanto eu estou começando o que é importante fazer. O importante é que a gente comece esse projeto”, declarou.
Ao Acorda Cidade, Colbert ainda ressaltou a necessidade de integrar o projeto com outras duplicações, como a do Anel de Contorno, para obter a melhor trafegabilidade entre as avenidas.
“Estamos aguardando a expectativa do projeto que vai ter de duplicação da Avenida de Contorno, porque tudo isso é importante que a gente saiba como nós vamos sair, tanto da Noide Cerqueira, quanto da Artêmia Pires, quanto também da avenida Sérgio Carneiro para poder integrar nesse novo sistema de trânsito que deve ser feito aqui em Feira de Santana. Portanto, o que precisamos agora é de dinheiro para fazer a drenagem profunda da Artêmia Pires como um todo. E esse dinheiro à Câmara de Vereadores, a sua presidente há um ano e meio, impede que esses recursos cheguem para serem aplicados”.
Com relação à construção do hospital municipal, Colbert Martins explicou que deve se reunir com a empresa responsável e até a próxima quarta-feira (3) pretende dar a ordem de serviço.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também:
Secretaria de Saúde vai mudar de endereço; prédio da João Durval será hospital municipal
Serviços da Secretaria Municipal de Saúde já funcionam em novo endereço
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram