Feira de Santana

Centros de lazer de idosos suspendem atividades devido ao coronavírus

As medidas têm como objetivo proteger os idosos que fazem parte do grupo de risco.

Ney Silva e Rachel Pinto

A circulação do coronavírus COVID-19 em todo o planeta com a morte principalmente de idosos e a possibilidade de se espalhar de forma comunitária fez com que os centros de convivência de idosos em Feira de Santana adotassem algumas medidas para dificultar um aumento da doença. Implantada pela Universidade Estadual de Feira de Santana há 28 anos, Universidade Aberta a Terceira Idade (UATI) suspendeu as atividades de lazer por tempo indeterminado.

Uma das coordenadoras da instituição Leila Amarante, explicou que a decisão de suspender as atividades partiu das últimas notícias sobre a propagação do vírus no mundo e dos 5 cinco casos confirmados em Feira de Santana. Ela frisou que os idosos fazem parte do grupo de pessoas vulneráveis e por isso a direção achou melhor suspender as atividades por tempo indeterminado.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estamos suspendendo tanto as atividades na Uefs, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e no Centro Social Urbano (CSU). É uma forma de prevenção para os nossos idosos”, disse.

Mantido pela prefeitura municipal o Centro de Convivência Zazinha Cerqueira, localizado no bairro Muchila, suspendeu as atividades por 15 dias, atendendo uma determinação do prefeito Colbert Martins da Silva.

Tilda Brasileiro, coordenadora técnica do centro, relatou que a instituição já vinha adotando medidas de prevenção para evitar contágio com o coronavírus, entre elas, a orientação das famílias e também dos idosos para reforçar a higiene das mãos, evitar tocar nariz, boca e olhos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Como sempre o Zazinha trabalha com prevenção. Muitas famílias preferiram que os idosos não viessem. Aqui a nossa orientação é sempre de lavar bem as mãos e passar o álcool em gel e manter afastamento. Acreditamos que assim estamos seguido orientação da Secretaria Municipal de Saúde que tem passado não só para a gente como para toda a cidade, colégios, entidades e instituições públicas alguns protocolos as serem seguidos”, ressaltou.

O Centro de Convivência Isa e Almerinda, localizada no bairro Sobradinho suspendeu as atividades também por tempo indeterminado. A coordenadora Rita Maia também reforçou que as medida busca proteger os idosos do contágio com o coronavírus.

“Estamos agindo assim por zelo e bem estar dos nossos idosos. Assim que definirmos uma data para retorno das atividades, divulgaremos em nossos canais de comunicação. Gostaria de contar com a colaboração e com a compreensão de todos”, concluiu.

A retomada das atividades no cento de convivência Isa e Almerinda e na UATI não há previsão. O centro Zazinha, mantido pela prefeitura é provável que as ações voltem acontecer a partir do início do mês de abril desde que a pandemia de coronavirus esteja controlada.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários