Dia de Santo Antônio

Católicos celebram Santo Antônio com carreata, live e bênção 'drive-thru'

A carreata neste ano homenageou o arcebispo emérito Dom Itamar Vian.

Andrea Trindade

Em meio à pandemia de covid-19, a tradicional missa de Santo Antônio foi celebrada, na manhã deste sábado (13), em Feira de Santana na igreja dos Capuchinhos, sem a presença de milhares de devotos, mas com os bancos ocupados por suas fotos.

Os fiéis acompanharam a celebração por meio de transmissão ao vivo pela internet e pela Rádio Sociedade News (102.1 FM), e após a missa, ocorreu a carreata, que neste ano homenageou o arcebispo emérito Dom Itamar Vian.


 

A outra novidade deste ano, é que para evitar aglomeração e reduzir o risco de contágio do novo coronavírus (covid-19), frei Mário Sérgio organizou um esquema drive-thru para abençoar as famílias.

“Estou abençoando todo mundo e confirmando a benção de Deus na vida deles e agradecendo. É uma bênção de agradecimento também por terem colaborado conosco este tempo todo”, disse o religioso ao Acorda Cidade.

Frei Mário Sérgio afirmou que tudo saiu conforme o planejado, agradeceu a Deus e explicou a homenagem feita a Dom Itamar.

“Tudo o que foi planejado deu certo. As pessoas entenderam que acompanhar pela televisão ou ouvindo pelo rádio estão participando efetivamente da celebração, e quero agradecer a Deus pela oportunidade de mais uma festa. Diferente, desafiante e ao mesmo tempo gostosa porque tudo que envolve a fé e envolve também o esforço pessoal. Eu gostei bastante, e peço a Deus que abençoe todo mundo por participar sempre dessa carreata. Dom Itamar sempre gostou de distribuir o pão de Santo Antônio, e por conta da pandemia quisemos homenageá-lo por ser um bispo e por ser idoso. Ele ficou em casa, fez um altar na janela e acho que ele ficou muito contente”, declarou o frei.

Sim! Dom Itamar ficou contente e muito emocionado também. Ele agradeceu pela homenagem e intercedeu a Deus por meio do santo para livrar a todos do coronavírus. O ato de reconhecimento e gratidão ocorreu em frente a casa dele durante a carreata. 


 

“Agradeço aos frades Capuchinhos a Rádio Sociedade News, e peço a Deus pela intercessão de Santo Antônio que nos livre dessa pandemia”, declarou.

A agente comunitária de saúde, Maria Betania, disse ao Acorda Cidade que participa todos os anos da celebração em homenagem a Santo Antônio.

“Sou devota. Por conta da pandemia estou assistindo a missa aqui fora, mas vale a pena. É o primeiro ano que estamos passando por isso, e é muito triste, mas a fé está acima de tudo. Ao visitar as pessoas nos bairros, mesmo sem poder entrar nas casas, indo apenas até a porta, percebemos a tristeza deles e da gente também como agentes comunitários por causa de tudo isso que está acontecendo”, disse.

Isalee da Silva também participa há muitos anos do trezenário a Santo Antônio,

“É um santo que fez muito milagre, curou muita gente. Entrevisto todos os anos muitos romeiros e é muita cura mesmo que eles relatam. As fotografias nos bancos da igreja emocionou muita gente porque a gente via a igreja repleta de pessoas e hoje estava repleta de fotos significando que mesmo com a pandemia as famílias não deixaram de participar. O trezenário de 2020 foi muito lindo e vai ficar na história de Feira de Santana”, declarou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários