Domingo de Páscoa

Católicos celebram Missa de Domingo de Páscoa em Feira de Santana

Ainda hoje na Catedral, serão celebradas as missas de Páscoa, às 10h e às 17h.

Gabriel Gonçalves

Com a capacidade de ocupação reduzida para 30% no interior da Catedral Metropolitana de Feira de Santana, fiéis acompanharam a celebração do Domingo de Páscoa pela área externa da igreja, atendendo o distanciamento social, como forma de evitar a disseminação da Covid-19.

De acordo com o Arcebispo Metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro, neste domingo, os cristãos são convidados a anunciar a ressurreição de Jesus Cristo que vive no meio de nós.

"Hoje celebramos a vitória sobre a morte, sobre a tortura, toda mentira, toda corrupção e tudo aquilo que destrói a vida humana. Jesus ressuscitou verdadeiramente, ele não ficou preso ao madeiro, nem cresceu ramas sobre seu túmulo. Ele vive, Ele está em nosso meio e a sua vitória, a sua vida é também para nós, um testemunho, onde há nesse mundo tanta desigualdade e tanta miséria, por isso, devemos anunciar a vida plena em Cristo Jesus", afirmou.

Ainda segundo Dom Zanoni, a missão da igreja é evangelizar cada fiel, e lembrou as mais de 300 mil vidas ceifadas por conta do vírus.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Nós somos chamados neste domingo para anunciar a vida de Cristo, pois é esta a missão da igreja, evangelizar cada irmão e cada irmã. Que todas as pessoas possam compreender que o Evangelho de Cristo não é dominação, não é impor sobre as pessoas, as verdades, mas sobretudo, cuidar e liberar, fazer com que todos tenham vida e plenitude. Estamos vivendo uma das crises mais agudas, onde mais de 300 mil pessoas morreram. O Brasil, infelizmente está batendo recorde acima de todos os países e são consequências das atitudes das posturas equivocadas, e queremos como igreja, não forçar nem pressionar o governo, mas queremos ser aqueles que compartilham na defesa da vida e no cuidado das pessoas", disse o Arcebispo ao Acorda Cidade.

Para o comerciante Ademar Costa de Almeida, participar da celebração de Páscoa é fortalecer a Fé, principalmente neste dia, em que marca a ressurreição de Jesus Cristo.

"Participar da missa, é fortalecer a nossa Fé. Eu me sinto mais alegre, pois Jesus ressuscitou e o homem sem Deus não é feliz. Infelizmente, muitas pessoas dizem que o dinheiro traz felicidade, mas a maior felicidade do ser humano, é ter o amor a Deus, amor a sua família e o amor ao próximo", destacou.

Segundo Ademar, o católico tem por obrigação ir todos os domingos à missa, não somente em datas comemorativas e afirmou que mesmo em período pandêmico, a Fé nesse momento, precisa ser fortalecida por cada um.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"O Papa nos disse que o católico tem por obrigação, todos os domingos comparecer na missa. Na minha concepção, deveríamos estar presentes todos os dias, mas por conta de outras demandas como o trabalho, isso não é possível. Estamos aqui hoje de uma forma diferente, atendendo aos pedidos dos governantes sobre a questão do distanciamento, mas precisamos colocar em nossa cabeça que a pandemia está aí, vai continuar, mas precisamos combater com o distanciamento, todos precisam se proteger e utilizar a máscara. Vamos tomar a vacina que está chegando para a nossa idade e independente dessas restrições, precisamos continuar com a nossa Fé", afirmou.

Estando presente na celebração deste domingo, a estudante do curso de Direito, Maria Bárbara Bastos, informou a reportagem do Acorda Cidade, que a Páscoa é momento da recordação da esperança e lembrar que Cristo morreu na cruz para nos salvar.

"A missa de Páscoa traz a recordação de uma esperança, de vida nova, de luta, porque Cristo morreu na cruz para nos salvar e realmente é essa a esperança, de dias melhores, principalmente agora que esperamos a cura do mundo. Eu sou paroquiana aqui da Catedral desde a época que fui coroinha, durante 10 anos e hoje sou catequista, não poderia deixar de estar presente nesse momento especial, onde celebramos a ressurreição de Jesus Cristo", concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda hoje na Catedral, serão celebradas as missas de Páscoa, às 10h e às 17h.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários