Feira e Alagoinhas

Castra Dez: conheça o projeto social que atua na castração de animais em situação de rua

O Castra 10 está em atividade há dois anos e oito meses e já beneficiou 354 animais nas duas cidades.

castra 10
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com o objetivo de diminuir a quantidade de cachorros abandonados nas ruas da cidade, o projeto de castração social “Castra Dez” nasceu em Feira de Santana e funciona através de doações mensais, onde as pessoas doam 10 reais para que as castrações de animais em situação de rua sejam feitas. Além de Feira de Santana, o projeto também tem atuação em Alagoinhas. O Castra Dez está em atividade há dois anos e oito meses e já beneficiou 354 animais nas duas cidades.

“A gente criou esse projeto com o intuito de ajudar na castração de animais que vivem em situação de rua. Esses animais procriam desenfreadamente e tem a questão da saúde pública, porque quanto mais animais abandonados, mais problema traz para a sociedade”, afirmou ao Acorda Cidade, Rose Oliveira, que é representante do projeto em Feira.

castra 10
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com ela, qualquer pessoa pode participar do projeto, através da doação de 10 reais ou até um valor maior, caso queira. “As pessoas que doam são as mesmas que incluem esses animais na lista de castração. Elas enviam vídeo para a gente, a gente faz uma triagem e essa pessoa fica aguardando ser contemplada. Quando é contemplada, a gente direciona para a clínica, faz o hemograma, aguarda o resultado sair e depois realiza a castração. O cachorro fica 12 dias em resguardo, faz o pós-operatório, depois a gente faz a vacina e esse animal ou é adotado ou é devolvido ao seu local de origem, que são as ruas”, explicou.

De acordo com Rose Oliveira, o maior desafio do projeto é com os recursos para se manter e poder ampliar as ações. “A gente tem apoio de poucas pessoas. Hoje temos no grupo 260 pessoas ativas, mas nem todo mundo contribui com esses 10 reais. A gente precisa do apoio de mais pessoas para que a gente possa expandir o projeto”.

castra 10
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

As redes sociais são aliadas na divulgação do projeto. Segundo Rose Oliveira, vídeos são postados mostrando a situação em que os animais se encontram e algumas pessoas se disponibilizam a ajudar. “Os animais sofrem muito nas ruas, procriando e sem ter um responsável. Então, através dessas campanhas, a gente faz essa caridade e a gente busca pessoas que possam ajudar. Qualquer ajuda é válida, qualquer pessoa pode apoiar o projeto com apenas R$ 10 mensais”, destacou.

Quem quiser obter mais informações pode entrar em contato através do telefone 75.998425217 ou das redes sociais @castradez. A chave pix para quiser fazer doações é [email protected]

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários