Feira de Santana

Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é inaugurada em Feira de Santana 

Mais de R$2 milhões foram investidos na construção da Casa da Gestante.

casa da gestante bebe e puérpera foto Feijão Almeida gov ba
Feijão Almeida/GOV-BA

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (22), em Feira de Santana, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. A residência, iniciativa do Governo do Estado e que está localizada na área do Hospital Estadual da Criança (HEC), foi instalada com o objetivo de promover o acolhimento de gestantes de risco, puérperas e mães que possuem bebês internados na unidade hospitalar, em um único ambiente, além de garantir o atendimento humanizado antes e após o parto.

A inauguração contou ainda com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além da secretária Estadual de Saúde, Roberta Santana, representantes de diferentes órgãos estaduais e deputados.

Casa da Gestante, bebê e Puérpera
Foto: Ney Silva/ Acorda CIdade

Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância da Casa que beneficiará mães e gestantes de todo o estado que demandam da proximidade dos serviços hospitalares.

“Estamos entregando hoje uma casa de acolhimento às mães, principalmente as que vêm do interior e que precisam ficar próximas de um hospital de referência, porque estamos falando de gestantes de alto risco e que precisam de acompanhamento, e que muitas vezes não têm onde ficar. O que acontecia, é que elas ficavam hospitalizadas por falta de acomodação e nisso, ocupavam leitos onde poderíamos estar atendendo outros pacientes. A casa fica ao lado do HEC, sendo gerida pelo próprio Hospital da Criança e lá teremos enfermeiros obstétricos, consultas ginecológicas, está lindo. É uma casa de acolhimento, humanização com essas mães e sem dúvidas, falar da importância do pré-natal e do acompanhamento que é uma prerrogativa dos municípios. O grande diferencial dessa casa é o acolhimento. Vamos tentar tornar o ambiente o mais familiar possível, não queremos que a mãe se sinta em um ambiente hospitalar, mas, teremos toda assistência garantida para que ela fique próxima do hospital de referência e de alta complexidade para uma gestação de alto risco”, frisou.

Casa da Gestante, bebê e puérpera
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Mais de R$2 milhões foram investidos na construção da Casa da Gestante, onde contará com 20 vagas. O governador Jerônimo Rodrigues também aproveitou para evidenciar o acompanhamento de mães que necessitam de um ambiente seguro através da residência inaugurada hoje (22).

Governador Jerônimo Rodrigues - coletiva em Feira de Santana ft ney silva acorda cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Olha essa casa, qualquer mãe que tenha algum problema na gravidez, ela terá um tratamento especial, vai se preparar para o parto, vai ter toda uma orientação. É um orgulho para nós de Feira, da Bahia, termos um tratamento como esse, porque muita gente não sabe o que acontece dentro da barriga de uma mulher enquanto ela está gestante. Ela sente, mas são os especialistas que a orientam. Aqui encontramos duas pessoas, uma de Anguera que já teve neném, mas a criança está sendo acompanhada e ela está aqui próxima ao bebê que está na UTINeo. A outra gestante veio de Maragogipe e está com seis meses de gestação e com risco, mas ela com certeza encontrará conforto aqui”, finalizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários