Feira de Santana

Caruru de Santa Bárbara será servido para 3 mil pessoas no Centro de Abastecimento

O caruru em homenagem a Santa Bárbara, na cidade de Feira de Santana, teve início no governo de João Durval Carneiro, em 1968.

Laiane Cruz

Neste sábado (4), será celebrado no Centro de Abastecimento o dia de Santa Bárbara. No local, a partir das 11h30, será servido um caruru para cerca de 3 mil pessoas, no Restaurante Popular, em homenagem aos servidores públicos, a todos os comerciantes do centro e em agradecimento à padroeira.

De acordo com o organizador do evento, Diácono Gilberto, as comemorações pelo dia de Santa Bárbara terão início às 7h, com a celebração da Santa Missa na Igreja Senhor dos Passos, localizada na Avenida Senhor dos Passos, no centro da cidade.

Ao final da Santa Missa, os fiéis poderão se dirigir ao Centro de Abastecimento, onde as imagens de Santa Bárbara e São Gerônimo estarão preparadas para receber a visitação do público até às 11h30. “Este ano não terá a procissão, por causa da pandemia. Às 11h30, serviremos o caruru no Restaurante Popular”, informou o diácono Gilberto.

O caruru em homenagem a Santa Bárbara, na cidade de Feira de Santana, teve início no governo de João Durval Carneiro, em 1968.

“Os fundadores foram Padre Monsenhor Aderval Miranda, que era pároco da Senhor dos Passos, Idalício, proprietário do supermercado Do Lar, e seu Juquinha, diretor do mercado. À época fizeram o caruru para 100 pessoas. Em 1977, José Falcão inaugurou o Centro de Abastecimento, e antes da inauguração, fizeram o caruru para 500 pessoas no Mercado. Agora estamos servindo para 3 mil pessoas”, contou o organizador da festa.

Ainda de acordo com o diácono Gilberto, Santa Bárbara foi uma jovem convertida ao catolicismo, que nasceu no ano de 273 da era cristã, em Bitínia, na Turquia. Ela foi uma jovem martirizada no final do século III, pelo seu próprio pai.

“O pai queria que ela renunciasse à fé, mas ela preferiu a morte. Ela morreu em 317, com 37 anos, ainda jovem. Santa Bárbara é venerada nas Igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Anglicana. Sua festa é celebrada em todo 4 de dezembro. Foi uma jovem que era admiradora da natureza, viveu sua fé contemplando as plantas, as flores, os animais, o campo, totalmente dedicada à natureza. Então, essa é a primeira história de Santa Bárbara”, relatou.

 

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários