Feira de Santana

Carreta colide em pórtico de rotatória do viaduto da Cidade Nova

O acidente ocorreu na manhã deste sábado (8). O pórtico foi implantado para evitar que novas colisões ocorram na estrutura do viaduto.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Por pouco uma conhecida história do trânsito de Feira de Santana não se repetiu, na manhã deste sábado (8). Uma carreta que estava transportando um caminhão perfuratriz colidiu no pórtico localizado na rotatória do viaduto do Complexo Viário Miraldo Gomes, mais conhecido como viaduto da Cidade Nova, em Feira de Santana.

O pórtico de 5,5 metros foi implantado para evitar que novas colisões ocorram na estrutura do viaduto, como em julho de 2022, há quase um ano, quando uma peça de torre eólica ficou emperrada no equipamento viário causando danos na estrutura. Em 10 de outubro do mesmo ano houve nova colisão e o viaduto ficou vários meses interditado.

Foto: Ed santos/Acorda Cidade

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) informou que vai interditar parcialmente a pista inferior do Complexo Viário. Deste modo, o tráfego será permitido apenas para veículos de pequeno porte,, até que o novo pórtico seja instalado.

O engenheiro João Vianey, superintendente de Operações e Manutenção (Soma) da Prefeitura Municipal, destacou em entrevista ao Acorda Cidade que na reabilitação estrutural do viaduto foram inseridos dois pórticos metálicos, exatamente para garantir uma proteção às vigas de sustentação do viaduto.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foram colocados estes pórticos e aí está uma prova da importância deles. Hoje um veículo veio colidir na estrutura preliminar de proteção, e não na viga do viaduto que seria um transtorno muito maior. Já estamos tomando as medidas necessárias juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PFR) e a Superintendência Municipal de Trânsito. Faremos a recomposição dos pórticos, serão fabricados novos. A carreta prancha estava transportando um caminhão com uma perfuratriz”, informou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
guest
23 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bruno

Só vejo um monte de gente sem conhecimento reclamando, falando que devia fazer bafômetro no motorista, que o motorista foi burro e isso e aquilo, porém não param pra pensar que se realmente o caminhão dele tinha mais de 5,5 MT era pra ele ter batido na passarela da cidade nova, que tem lá marcado 5,5 MT, porem ninguém parou pra pensar nisso, só julgam …

Reinaldo

Mal planejado , sempre vai ocorrer esses perrengue começou errado . Mal feito !

Wellinton

Só lamento que o sistema não destrói os caminhões, seria bom instalar um sistema que quando o caminhão pegar ele na estrutura o caminhão pegue fogo, só dê tempo do motorista sair mesmo, ai nunca mais ninguém bate ali, muita sacanagem, quem mora ali perto passou um sufoco com o transtorno da outra vez e agora por um fio não aconteceu de novo, ao menos a engenharia de transito esta de parabéns pelo belo trabalho em ter colocado essa primeira barreira, o certo agora é liberar apenas depois de por outra novamente e claro que por conta do proprietário do carro que estava envolvido no acidente.

Marlins

Vcs também são burros pra caralho, depois que reinauguraram fecharam aquela pista lateral, era pra ter continuado com a pista, seria além de mais uma opção,seria pista obrigatória pra essas carretas,afinal e mais simples vcs colocarem uma placa ali informativa que e proibido o trânsito de veículos pesados e instalar um radar de monitoramento pra multar essas empresas que passam com esses caminhões grandes ou colocar aquelas estruturas de gelo baiano pra fechar e acabar com aquela pista? E simples e olhe que sou leigo nesse assunto essa cidade n tem pessoas que estudam não e?

Sobre a sugestão de estrutura...

A “estrutura” que sugere que seja instalada, como forma de bloquear o trânsito na via em questão, para determinado tipo de veículo, que não se sabe de onde veio tão estranha denominação “gelo baiano”(?), tem um nome: Prisma.

Vinnicius Machado

Problema fácil de se resolver, aumentar a altura do viaduto é inviável e desnecessário, basta rebaixar o asfalto para evitar esse tipo de situação!

AGNALDO

Não há como rebaixar o asfalto pois alí embaixo passa a outra via (cidade nova /centro, centro/cidade nova)

José Reis

Pelo que entendi, vinha da Cidade Nova em direção ao Morada das Árvores? Porquê não deixaram definitivamente o desvio à direita, fazendo um desvio alternativo, principalmente para cargas indivisíveis? Evitariam inclusive a manobra-curva embaixo do viaduto neste trajeto e desafogaria o transito neste trecho da rotatória.

Elvis

Como se diz… dos males o menor 🤣. Agora não entendo os camioneiros, se tá lá 5.5 o cara não ber isso? Não sabe a altura de sua carga?

Jaime Amorim

Quem não tem talento algum bate marcha! Qualquer vira “profissional” do voltante, o envolvido neste episódio sabe ler pelo menos ?

Gigio Almeida

A instalação do pórtico foi uma boa ideia. Para ficar excelente, seria interessante que colocassem algum tipo de sensor com alerta sonoro. Senão, vez ou outra vai ser isso aí.

Rew0lt4d0

Se tivesse pegado a via lateral, a essa hora estaria seguindo sua viagem!

Rosana

Que bom que desta vez havia essa estratégia preventiva.

Robson Oliveira Souza

O motorista tinha q observar são 5,5.mts. se a carga que ele tá tem 6,00 mts.vai romper a estrutura.

Dr Jair

Caminhoneiro irresponsável!!! Tem varias placas avisando o tamanho permitido. Será que fizeram o teste do bafômetro ou se **** dele esta em dia?

Rafael

Exato!

Thiago Vital

Tem que responsabilizar José Ronaldo por essa obra sem as normas , como é que a cidade do maior entrocamento do norte e nordeste não pode passar um veículo com altura de 4.2 MTS???????? , Isso foi feito errado esse viaduto correto seria apenas uma atravessia do eixo da cidade nova sentido campo limpo com a Transnordestina passando livremente para entroncar com a José Falcão e no eixo central uma rotária moderna de faixas amplas para retornos e acessos Transnordestina, sentido posto shel

Vitor santos

Tu é **** ou o que? A placa ta lá avisando que são 5.5m o limite máximo de altura, o caminhoneiro e a empresa responsável faz cagada e a culpa é do viaduto?

caio

Vitor Santos voce é meio ***** so pode, como é que faz um viaduto desse no maio entroncamento do norte e nordeste de 5.5M de altura me explica isso, e tem outros viaduto mais altos aqui na cidade ai No minimo era pra pra ter 7 Metros de altura

Wagner

Você está falando coisa que não sabe, Caio. O caminhão nem sequer tinha autorização para estar rodando naquela via. Pra rodar com altura acima dos 4.4 metros, tem que ter autorização especial. Esse caminhão devia ter uns 6.

Vitor

Você demonstra total desconhecimento do tema. A altura na maioria dos viadutos inclusive em rodovias é 5.5.

Paulo

Tem de colocar outro urgentemente.

David Stramer

Se não fosse o artifício, provavelmente era mais um acidente que causaria muito transtorno.