Uma carreta, modelo Scania 113, carregada com manilhas, tombou por volta das 4h30 deste sábado (20), na Avenida Eduardo Fróes da Mota, conjunto Feira V, em Feira de Santana.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Segundo informações apuradas pela reportagem do Acorda Cidade, o veículo estava com cerca de 25 toneladas de manilha, que foi carregado na noite de ontem (19), e iria seguir para Belo Horizonte neste sábado.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Aguinaldo Pinto da Silva, que é pintor e também trabalha como motoboy, contou que estava trafegando na via, atrás do veículo, quando presenciou o acidente.
“Eu estava seguindo no sentido Feira VI para o Clériston Andrade, com uma passageira. Já na parte do viaduto, eu ainda comentei com ela que iria diminuir a velocidade por conta do risco desses caminhões que transportam manilhas, que tendem a tombar. Quando chegou próximo do viaduto da Maria Quitéria, vinha outro carro no sentido contrário, não sei se o farol encandeou o motorista, ele acabou descendo o nível da pista, tentou retornar mas tombou”, disse o motoboy.
Ao Acorda Cidade, Aguinaldo informou que parou a motocicleta para ajudar o caminhoneiro, que ficou preso na cabine.
“Perguntei a ele se ele estava legal, aparentemente eu pensei que tinha acontecido algo pior, porque vi algumas roupas espalhadas, mas comecei a remover a borracha do vidro, tinha até um rapaz que queria jogar uma pedra, mas os estilhaços poderiam pegar no motorista. Outras pessoas começaram a parar o carro para ajudar também, o caminhão começou a vazar óleo, teve um rapaz que conseguiu uma chave e desligamos a bateria, até que a Polícia Rodoviária Federal chegou”, disse.
Ainda de acordo com Aguinaldo, o motorista foi encaminhado pelos agentes da PRF, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha, mas não foi atendido.
“Como é municipal, disse que não atendia questão de trauma. A Polícia Rodoviária Federal retornou, deixou o motorista próximo do acidente e por enquanto, ele está aqui. Aparentemente ele está bem, porém precisa ser examinado por dentro, precisa ser encaminhado para uma UPA do estado”, concluiu.
O que diz a Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana informa que as Unidades de Pronto Atendimento dos bairros Queimadinha e Mangabeira não atendem casos de traumas por serem do tipo II. Nesse modelo não há disponibilidade de ortopedista nem de cirurgião.
Dessa forma, os pacientes devem ser encaminhados para a UPA Estadual, que está classificada como porte III e tem a responsabilidade de atender essas situações.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram