
Neste dia 28 de abril celebra-se o Dia Nacional da Caatinga, o único bioma exclusivo do Brasil. Para marcar a data, uma Caravana Ambiental saiu na manhã desta segunda-feira (28) com destino ao distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), na Fazenda Sobrado, para realizar uma trilha especial pela região. O grupo saiu por volta das 7h30 da Escola Municipal Reitor Edgard Santos.
O Dia Nacional da Caatinga nasceu em homenagem ao nascimento do ecólogo e agrônomo João Vasconcelos Sobrinho, um dos defensores do meio ambiente no país. O objetivo da data é conscientizar a população sobre este importante bioma nacional que está presente em nove estados do Nordeste e abrange 10% do território nacional.
Ao Acorda Cidade, o professor e ambientalista, João Dias, deu mais detalhes sobre as exclusividades da caatinga.
“A caatinga é o único bioma exclusivo do Brasil, com um grande número de endemismo, que significa que os animais daqui no mundo só tem aqui e muitas de nossas árvores também, como é o caso do umbu, a árvore sagrada da caatinga e do mandacaru comum, além de outros cactos.”
Dias também destacou a importância do ecossistema para todo o planeta. “Segundo a ciência, proteger o bioma caatinga é importantíssimo por conta de tudo que ele faz pelo planeta é um dos biomas que mais sequestra carbono e os gases nocivos. Por isso, nós temos que conscientizar a sociedade e o poder público da importância de preservar e cuidar de nosso bioma.”
Ações para o Dia Nacional da Caatinga
A ação foi promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semmam) e de Agricultura (Seagri). Desde o sábado (26), atividades estão sendo realizadas para celebrar o Dia Nacional da Caatinga. 100 mudas de umbuzeiro, planta nativa da caatinga, foram distribuídas aos moradores do povoado de Sete Portas, no distrito de Jaguara. Além disso, participantes visitaram os tanques de água da localidade que ajudam nos períodos de estiagem, típicos da caatinga.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.