Rachel Pinto
Apaixonada pela heroína feirense Maria Quitéria, a pequena Ester Moreira Bahia comemorou o seu aniversário de 8 anos este ano com o tema em sua homenagem.
Ao saber da semelhante admiração pela mulher que vestiu-se de soldado para lutar pela Independência da Bahia, a artista feirense Célia Zhain promoveu um encontro para conhecer Ester. O encontro aconteceu na última segunda-feira (29), no Centro de Cultura Maestro Miro, e foi marcado por muita emoção e troca de figurinhas sobre Maria Quitéria.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A pequena Ester, que mora no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, contou em entrevista ao Acorda Cidade que começou a gostar da heroína feirense depois que viu sua história em um livro. Ela disse que se divertiu muito durante o aniversário, que aconteceu no dia 28 de maio, e a festinha também contagiou os coleguinhas.
“Foi bem legal. A gente brincou muito. Maria Quitéria foi muito importante para a conquista das mulheres e eu gosto muito dela”, afirmou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A mãe de Ester, a enfermeira Auriceia Bahia relatou que ficou surpresa quando a filha escolheu o tema de Maria Quitéria para o aniversário. Ela esperava que a filha fosse querer a festa com temas tradicionais do universo infantil, mas a escolha da garota, além de ser diferente, deixou a mãe muito orgulhosa da filha.
“Ela conheceu uma heroína regional e ela nem estudou sobre a história da cidade ainda. O aniversário foi feito na escola, e levamos algumas fotos, o bolo alusivo a Maria Quitéria. Ela ficou radiante e os coleguinhas também adoraram”, frisou.
Foto: Reprodução/TV Subaé
O aniversário de Ester foi realizado na Escola João Paulo I e depois que soube que em Feira de Santana tinha uma cantora que representava e interpretava Maria Quitéria, a garotinha ficou ansiosa para conhecê-la.
O encontro das duas foi então promovido com o apoio da mãe de Ester. As duas fãs de Maria Quitéria ficaram felizes em se conhecer e mostraram como a história da heroína e sua importância histórica atravessam gerações.
Maria Quitéria foi a primeira mulher brasileira a ser reconhecida como parte das forças armadas do país e para Célia Zhain é importante que, assim como Ester, outras crianças e as novas gerações conheçam sobre o legado deixado pela heroína e a história da sua cidade e do seu estado.
“Isso é uma beleza, mais uma comprovação da sua importância. Maria Quitéria é um exemplo que está acima do seu tempo. Ainda hoje, com tantas conquistas da mulher brasileira, ela ainda é um fenômeno acima de nossos tempos. Porque foi uma mulher que falou em público, que recebeu da mão de Dom Pedro uma comenda por ser a primeira mulher e por ter saído em combate pela Independência do Brasil. A maior comenda do país da ordem do Cruzeiro. Depois de Maria Quitéria tudo mudou para a mulher brasileira e foi a primeira mulher que discursou. em uma corte. Eu fico muito feliz por ver sua história alcançando as novas gerações . Feira de Santana é uma cidade de mulheres heroínas. Feira de Santana pode aparecer para o mundo como a cidade que deu de presente para o país uma mulher no campo de batalha”, finalizou.
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.