Gabriel Gonçalves
Convivendo há mais de 15 anos com o mesmo problema, os moradores da rua Estrela de Davi, no bairro Jardim Acácia em Feira de Santana, aguardam um retorno da prefeitura, para sanar o problema do canal de esgoto que passa pelo bairro.
Foto: Enviada via WhatsApp
Sempre quando chove forte, a água transborda, alagando toda a rua e até mesmo invadindo as residências com muita água chuva e animais peçonhentos.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Em entrevista ao Acorda Cidade, o morador Eziel Batista, explicou que as manilhas que foram colocadas, não suportam a grande vazão da água, e por este motivo, não há outra saída.
"Eu já moro aqui há mais de 15 anos vivendo com essa enxurrada, e todas as casas são invadidas com ratos, baratas, escorpiões, porque a manilha que colocaram na época não suporta, a vazão de água é muito grande. Fora isso, é que os próprios moradores, não ajudam e colocam lixo no local errado, então quando vem a chuva, aquele lixo entope também a saída da manilha e isso aqui alaga tudo", disse.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Também morador da região, Cleonilson Souza, destacou mesmo que a prefeitura faça limpezas no local, quando chove forte, o problema volta a se repetir.
"Isso aqui que passamos, é um verdadeiro absurdo, mesmo quando a prefeitura faz a limpeza, quando chove, as manilhas ficam entupidas e aí a água do canal sobe invadindo todas as casas aqui. É preciso que a prefeitura tome uma providência, porque isso só traz prejuízos para os moradores, sem contar do forte mau cheiro que tem aqui", contou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
De acordo com Ailton Costa, conhecido como 'Ailton Taxista', já foi solicitada à prefeitura, a inclusão de pontilhões no local do canal, mas segundo ele, desde o ano de 2019, esse projeto não saiu do papel.
"Desde o ano de 2019, estamos cobrando da prefeitura, para que seja colocada aqui pontilhões, porque a gente sabe que essas manilhas não estão mais suportando. Quando vem uma vazão de água muito forte, não aguenta, principalmente a água que vem lá da João Durval e atravessa a Papa João XXIII. O próprio asfalto está cedendo por conta disso. Um engenheiro já esteve aqui verificando o projeto, entregamos três ofícios ao prefeito Colbert Martins, ao secretário Brito, mas até hoje estamos aguardando o posicionamento da prefeitura para ver o que é possível fazer. A situação é bastante crítica aqui na região", concluiu.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
A reportagem do Acorda Cidade solicitou um retorno da Secretaria de Planejamento e aguarda resposta.
Foto: Enviada via WhatsApp
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade