Nesta terça-feira (22), a Campanha Papai Noel dos Correios foi lançada em Feira de Santana, na agência dos Correios no bairro Tomba. Há mais de 30 anos, os empregados dos Correios promovem a ação que ganhou força unindo a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade.
Desde 2010, crianças carentes são convidados a expressarem seus desejos ao Papai Noel por meio de cartinhas.
Nacionalmente, a campanha 2022 iniciou no dia 16 de novembro, porém as cartinhas estão sendo recebidas desde o dia 9 deste mês e podendo ser entregue até o dia 9 de dezembro nas agências. Quem for adotar uma ou mais cartinhas poderá presentear as crianças até o dia 16 de dezembro.
“A Campanha é lançada nacionalmente no mesmo dia. Aqui na Bahia nós temos várias cidades, Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Barreiras, Itabuna, Vitória da Conquista, todas as grandes cidades têm a mesma Campanha. Nacionalmente já temos 75 mil cartas no Brasil inteiro, E apesar de estar sendo lançado em Feira de Santana hoje, as cartas já estão sendo recebidas desde o dia 9,” informou a Superintendente Estadual dos Correios na Bahia, Simone Barreto.
A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.
Recebimento das cartinhas
As cartas são recebidas da sociedade e por meio de convênios com escolas.
“Nós temos escolas cadastradas e recebemos as cartinhas delas. A Campanha tem como finalidade fomentar a alfabetização, a educação, então a gente faz um convênio com as escolas, mas também recebemos cartas da sociedade, das pessoas que nos entregam. Então, uma vez recebidas, as cartas podem ser cadastradas, e podem ser adotadas no blognoel.correios.com.br ou presencialmente nos pontos. A agência no Tomba é um dos pontos de adoção,” relatou.
Podem participar as crianças com até 10 anos ou crianças com deficiência de até 12 anos.
Como funciona a adoção da cartinha
A pessoa pode ir a uma agência, adotar uma cartinha cadastrada ou quantas preferir e terá até o dia 16 de dezembro para entregar determinado presente na agência.
“A entrega não, necessariamente, precisa ser na mesma agência que a cartinha foi coletada, pode ser em outra agência cadastrada também. Ou a pessoa pode acessar o blog, imprimir uma cartinha e entregar o presente na agência cadastrada,” explicou.
Os assuntos das cartinhas chamam bastante atenção, como descreveu a Superintendente.
“Tem cartinha que a criança pede saúde e paz para a família, tem cartinha que a criança pede um máquina de lavar para avó, tem cartinha que a criança pede um emprego para o pai, teve cartinha que a criança pedia uma cadeira de rodas, porque é deficiente físico. E o que mais eles pedem são bolas, bonecas, tablets e material escolar,” elencou.
As cartinhas estão disponíveis nas agências que são foco da Campanha, e as pessoas podem consultar aqui. Ou ligando 0800 725 7282 (demais localidades)/ 0800 725 0100 (todo o Brasil).
“Se a pessoa ligar para o 0800 dos Correios eles vão dizer a agência mais próxima, e também se a pessoa for a algum ponto dos Correios eles vão saber informar onde são os pontos da Campanha,” disse.
Há 33 anos Campanha é realizada.
A gente sabe que os Correios chegam a locais que a maioria das empresas não chegam, os carteiros têm esse papel, então a gente consegue ter um número maior de abrangância de atendimento às crianças. Há 33 anos a gente faz essa Campanha e graças a Deus nunca tivemos nenhum incidente na Campanha, todos os presentes foram entregues e a gente sempre conseguiu atender muito bem. Sempre contamos com o apoio da sociedade, com o apoio dos próprios funcionários que também adotam as cartinhas e com o apoio da imprensa que faz a nossa voz chegar ao mundo,” destacou.
O empresário, Albert Pereira, adotou quatro cartinhas. “Uma pede material escolar, muchila, estojo, outra está pedindo boneca, outro pede bola, e o último pediu um carro,” descreveu.
Albert Pereira relatou a emoção e importância de participar da Campanha.
“Eu acredito que a gente, como cidadão, temos a responsabilidade de fazer ações em prol das crianças carentes, e nós que podemos ajudar, por que não fazer o bem, não é mesmo?! É muito emocionante, principalmente, para me que estou aqui, ao vivo, na presença do Papai Noel junto às crianças, é algo muito bonito… o sentimento do Natal é sentido e flui com todo o fervor. E a gente observa que podemos aprender muito com as crianças, elas possuem a iniciativa de ajudar o próximo, e nós, como adultos, muitas vezes perdemos isso, o que não pode acontecer,” concluiu.
Campanha Papai Noel dos Correios é lançada em Feira de Santana https://t.co/yuL4LJhtxm pic.twitter.com/ULuzImsGTx
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) November 23, 2022
Adote uma cartinha e, neste Natal, seja Você Noel!!!
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram