Feira de Santana

Campanha de vacinação contra gripe tem início na próxima segunda (31)

Feira recebeu 19.430 doses, o que representa 6% do quantitativo total

campanha vacinação contra gripe
Foto: Secom

Feira de Santana será uma das primeiras cidades a dar início a campanha de vacinação contra gripe influenza na Bahia. A aplicação das doses começará nesta segunda-feira (31) em todos os postos de saúde.

A vacina será destinada a crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos, gestantes e pessoas acima de 60 anos – grupos que entraram para o Calendário Nacional de Vacinação.

Ainda os grupos prioritários que são os trabalhadores de saúde, puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, professores, forças de segurança, de salvamento e armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, indígenas e trabalhadores dos Correios.

Ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que o município se organizou para fazer uma campanha bem planejada e com a antecipação em relação a campanha nacional.

“A campanha nacional começa em 7 de abril, mas vamos antecipar em uma semana porque já recebemos as doses. Faremos o lançamento no dispensário Santana e todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Feira de Santana estarão vacinando. A ideia é vacinarmos todas as pessoas nos grupos prioritários”, afirmou.

Secretário de Saúde Rodrigo Matos vacinação contra gripe
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O secretário também falou sobre a importância da vacinação e destacou os perigos da gripe, que muitas vezes é negligenciada pela população.

“A gripe mata. É uma doença viral que pode levar a hospitalização e até ao óbito e temos essa vacina que salva a vida, por isso fazemos essa convocação para que as pessoas não deixem de se vacinar, principalmente aquelas que estão no grupo prioritário”.

Já foram disponibilizadas para o município 19.430 doses, o que representa 6% do quantitativo total de doses que Feira de Santana deve receber. A estimativa é vacinar 323.785 pessoas – a meta é atingir, pelo menos, 90% dos grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.

É necessário levar documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação e do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários