Andrea Trindade
Este sábado (14) foi o dia D de mobilização da campanha antirrábica em Feira de Santana, que teve o objetivo de imunizar mais de seis mil animais entre às 9 e às 15h de hoje, em 17 pontos montados pela Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação é anual e deve ser levada a sério, por ser a forma de prevenção da raiva, conforme alerta a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Cordeiro.
“Esta prevenção é de grande relevância para a saúde pública. A raiva é uma zoonose que se o ser humano for acometido pode morrer. Por isso sempre digo que é importante a vacinação. Um grande problema atualmente tem sido a presença de morcegos e há animais acometidos pela raiva com a variante que vem a ser o vírus transmitido por morcegos. Então, mesmo que o animal seja domiciliado precisa ser vacinado todos os anos para preveni-lo da raiva”, afirmou.
Mirza informou que caso uma pessoa seja mordida por um animal doméstico deve procurar o posto de referência, vizinho ao Feira Tênis Clube, e buscar o atendimento adequado.
Campanha por etapa
A coordenadora do Centro de Zoonoses explicou que a campanha antirrábica começou no dia 3 de julho e está sendo realizada por etapas por conta do tamanho da cidade. A população deve verificar o dia de vacinação escolhido para cada bairro.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
Quem perder a data pode procurar o Centro de Zoonoses, na Avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro Muchila, e vacinar o animal. O órgão presta esse tipo de atendimento das 8 às 15h de segunda a sexta-feira. O número do telefone é: (75) 3614.3613.
“Hoje foi o dia D, mas a partir de segunda-feira retornamos para as unidades do cronograma, nos bairros. A pessoa pode verificar qual o dia em que a unidade de seu bairro será contemplada. Alguns postos não estão vacinando hoje porque nós fizemos uma divisão. Então hoje, no dia D, só houve vacinação na zona sul da cidade, onde estão os bairros Tomba, Parque Panorama, Fraternidade, Oyama, e colocamos um posto mais central na Estação Nova, que é na Secretaria Municipal de Saúde, e no Centro de Zoonoses. Desde o dia 3 estamos fazendo vacinação, então como Feira de Santana é grande, e ainda tem a zona rural, nos fazemos a campanha por etapas. Quem não souber as datas de vacinação de seu bairro pode se dirigir até a unidade de saúde do local onde mora ou ligar para o Centro de Zoonoses, para verificar o dia”, explicou durante entrevista ao Acorda Cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Mirza explicou também que o animal que estiver com suspeita de raiva, após atendimento do veterinário, ficará em observação por dez dias no Centro de Zoonoses. “O animal apresenta paralisia, deixa de se alimentar, muda o comportamento, fica com o latido roco. É preciso observar, e caso tenha algum destes sintomas o veterinário encaminha para o zoonoses”, ressaltou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A dona de casa Carla Maria tem mais de 10 cães e gatos e disse que os vacina todos os anos. Como são muitos ela leva de dois em dois.
“Eu gosto de animais, a maioria é cachorro, tenho uns 15 animais. Vacino todos os anos, não deixo de vacinar. Uns dão mais trabalho e outros não”, disse.
Veja a seguir a data de vacinação por bairros:
Tabela: PMFS
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade