Laiane Cruz
O pequeno Isacc Santiago Barreto Vilaronga, que irá completar 2 anos de idade, nasceu com hidrocefalia e, devido a crises convulsivas de difícil controle, o seu desenvolvimento ficou prejudicado.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a mãe do menino, Letícia Santiago da Silva Barreto, moradora do Conjunto Feira X, relatou sobre a rotina intensa de cuidados com o filho e a necessidade que a família tem em comprar equipamentos que auxiliem no desenvolvimento motor da criança.
“Ele nasceu com hidrocefalia e crises convulsivas de difícil controle. O seu desenvolvimento foi muito prejudicado e com isso ele tem diagnóstico de epilepsia, que recebeu quando tinha de quatro para cinco meses de vida, em junho de 2020, devido a um atraso significativo do desenvolvimento. Hoje a gente reside no Conjunto Feira X, e a rotina com Isaac é cheia de desafios. Ele faz uso de vários medicamentos contra convulsão e ainda assim apresenta crises, quase diariamente, tem alguns espasmos. E a nossa maior necessidade hoje é adaptar ele pra ter uma qualidade de vida melhor”, informou Letícia Santiago.
A jovem é estudante e faz artesanato para ajudar nas despesas do filho. Devido ao alto custo dos equipamentos para Isaac, ela resolveu criar uma campanha em seu Instagram, para conseguir comprá-los.
“Tudo tem um custo muito alto, levando em consideração os exames que ele faz, faz várias terapias, precisa de exames de rotina, consultas, que muitas vezes a gente não consegue tão rápido através do SUS, além de produtos de higiene e suplementação alimentar que ele faz uso. Ele faz atendimento com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapia, consultas com neurologista, e é essa rotina intensa a semana toda. Devido a uma luxação de quadril, uma escoliose, a gente viu uma necessidade de criar uma campanha para ajudar na compra de vários equipamentos que ele precisa e a gente não tem como dar conta. Eu iniciei essa campanha através do Instagram e as pessoas podem doar qualquer valor através do PIX ou também compartilhando a nossa campanha para os amigos”, pediu.
O PIX para doações a Isaac é [email protected].
Foto: Arquivo Pessoal
Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade