Feira de Santana

Câmara Municipal aprova projeto que proíbe a instalação de pátios em áreas residenciais

Aprovado em primeira e segunda discussão, agora o projeto aguarda a sanção do prefeito Colbert Martins da Silva.

Pátio de veículos apreendidos
Foto: Ascom/Detran

Nesta terça-feira (3), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Silvio Dias (PT), que proíbe a instalação de pátios para recolhimento de veículos apreendidos em áreas residenciais. A aprovação vem após diversas reclamações de moradores que têm enfrentado problemas com pátios situados em regiões de grande concentração populacional, como o caso do espaço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), localizado ao lado do Condomínio Residencial Morada Fraga Maia, no bairro Mangabeira.

O projeto do vereador visa resolver essa situação. Além disso, aqueles que já estiverem em áreas residenciais terão um prazo de 180 dias para serem realocados.

Relembre o caso

Em novembro, a Justiça concedeu uma liminar suspendendo as atividades do pátio do Detran, estabelecendo uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. No entanto, os moradores continuam denunciando que o pátio segue causando transtornos, com veículos acumulando água das chuvas e oferecendo riscos à saúde da comunidade.

Na manhã desta terça (3), os residentes cobraram que os carros sejam retirados da localidade para evitar problemas como a proliferação de mosquitos e o aparecimento de doenças.

Pátio de Veículos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador Silvio Dias destacou a importância da aprovação do projeto para os moradores da cidade.

“Isso foi alvo de inúmeras reclamações, não apenas agora, mas ao longo do tempo, principalmente pela questão da saúde, com o risco de proliferação de doenças como a dengue, a infestação de outros animais peçonhentos. Com a aprovação desse projeto, esses pátios só poderão ser instalados em áreas não residenciais. É um ganho para a sociedade de Feira, porque, de hoje em diante, os pátios que, porventura, estiverem instalados em áreas residenciais ou dentro de um cinturão que foi criado, terão que ser realocados em 180 dias”.

Silvio Dias
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com Silvio Dias, a aprovação da lei representa uma grande vitória para a cidade e para os moradores da região da Mangabeira, Cidade Nova e Loteamento Modelo, que vinham se mobilizando contra a mudança do pátio para outra área. O vereador também mencionou que há locais na cidade, como os bairros Sobradinho, Conceição e Caseb, que também possuem pátios nas mesmas condições e precisam ser realocados.

“Nós estudamos qual a melhor forma de evitar que esse pátio se instalasse e que outros também se instalassem. E, com a aprovação desse projeto, agora, a Prefeitura tem um instrumento legal para não permitir que pátios sejam instalados em áreas residenciais. Ou seja, os alvarás só poderão ser concedidos, desde que atendidas as questões relativas à localização em áreas não residenciais, em áreas que tenham uma grande quantidade de residentes”, explicou.

Aprovado em primeira e segunda discussão, agora o projeto aguarda a sanção do prefeito Colbert Martins.

O vereador espera que o chefe do Executivo sancione a proposta o mais rápido possível, considerando que agentes que atuam no governo também discordam da instalação dos pátios em áreas residenciais.

“Eu espero que, o quanto antes, o prefeito sancione. Eu vi em algumas entrevistas, tanto do prefeito quanto de seus colaboradores, que também eram contrários, então espero que o quanto antes o prefeito sancione esse projeto, porque é uma angústia daqueles que residem hoje próximos a esses pátios”, concluiu o vereador.

Se sancionada, a nova legislação também prevê que, no futuro, novos pátios só poderão ser instalados em áreas não residenciais, respeitando critérios de localização que não afetem a qualidade de vida da população.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Feira de Santana: pátio do Detran vira foco de mosquito da dengue e causa transtornos a moradores

Justiça determina suspensão de pátio do Detran em Feira de Santana com multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento

Moradores cobram retirada de veículos em pátio instalado no bairro da Mangabeira em Feira de Santana

Detran-Ba realiza fiscalização em endereço irregular de pátio para guarda de veículos em Feira de Santana

Novo pátio de veículos apreendidos tem gerado incômodos para moradores de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegra

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários