Feira de Santana
Caixa fecha contrato com a prefeitura para atender pagamento da folha municipal
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (5) pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante entrevista coletiva, que contou com a participação do superintendente da Caixa, José Raimundo Cordeiro Júnior.
Daniela Cardoso
A Caixa Econômica Federal é a nova instituição financeira que atenderá ao pagamento da folha do funcionalismo municipal de Feira de Santana. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (5) pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante entrevista coletiva, que contou com a participação do superintendente da Caixa, José Raimundo Cordeiro Júnior.
Apesar de nenhuma instituição financeira ter participado da licitação por considerar o preço muito alto, o prefeito informou que elas ofertaram preços fora do certame. De acordo com ele, o Bradesco disse que poderia chegar a um valor máximo de 9 milhões de reais, o Itaú, que atualmente é o responsável pela conta, disse que poderia chegar a um valor de 6 milhões de reais, e a Caixa Econômica ofereceu 13 milhões de reais.
Segundo Ronaldo, o valor pago pela Caixa Econômica será aplicado em obras de infraestrutura para a cidade, como viadutos, passagens subterrâneas, passarelas, entre outros. Ele, porém, disse que vai aguardar a conclusão de alguns projetos e que nada será feito de forma precipitada.
“A Caixa deu um valor acima do dobro do que foi oferecido pelo banco Itaú, e a conta é da Caixa Econômica Federal”, afirmou o prefeito.
Apesar da mudança de instituição financeira responsável pelas contas, os servidores públicos não serão obrigados a abrir conta na Caixa, já que existe a possibilidade de portabilidade. “Todos os recursos da folha do pessoal da prefeitura serão depositados em uma conta na Caixa, mas a lei brasileira faculta ao servidor a escolha do banco para receber”, explicou o prefeito.
O superintendente da Caixa Econômica Federal em Feira de Santana, José Raimundo Cordeiro Júnior, informou que um calendário de abertura das novas contas será estabelecido e que o servidor terá um canal onde poderá agendar um horário para atendimento. Segundo ele, todos serão avisados.
José Raimundo Cordeiro explicou as vantagens que o banco vai oferecer aos servidores públicos municipais, entre elas, o não pagamento de tarifas bancárias no primeiro ano de relacionamento entre servidor e agência. “Trabalharemos com taxas diferenciadas para crédito imobiliário, assim como as próprias taxas dos empréstimos comerciais, a exemplo da isenção das taxas de cartão de crédito”, afirmou.
Outro diferencial, segundo explicou o superintendente da Caixa, é que caso o servidor tenha uma dívida com o outro banco, a Caixa comprará a dívida.
“A caixa terá uma oferta para comprar essa dívida e se a taxa que ele comprou no outro banco for superior à que a Caixa oferece, ele poderá pagar a dívida e ainda receber um troco, o que será outra vantagem”, ressaltou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Assuntos