Laiane Cruz
Oito bombeiros militares da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, chegaram a Feira de Santana na noite de ontem (27), com destino à cidade de Itabuna. A equipes partem nesta terça-feira (28), com o objetivo de levar ajuda humanitária aos desabrigados pelas chuvas que acometem o município no sul da Bahia.
De acordo com Subtenente Bernardino, que lidera o grupo, a equipe ficou sabendo através do comandante do Corpo de Bombeiros de Natal sobre essa missão.
Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade
“O coronel Monteiro Júnior ficou sabendo que haveria uma missão humanitária de ajuda ao pessoal da Bahia e ele se prontificou a enviar equipes para essa ajuda. Nós saímos de Natal segunda-feira pela manhã e chegamos aqui ontem à noite, e agora vamos partir para Itabuna. Trouxemos duas embarcações: um barco inflável e outro de alumínio, mas conhecido como voadeira, mais viável para parte de alagamentos em cidades e enchentes. Trouxemos também materiais de salvamento aquático, como coletes salva-vidas e outras coisas”, disse.
Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade
Até ontem (27), a Bahia havia contabilizado 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O número de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.
Foram registrados ainda 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).
Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade
As mortes foram registradas em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade e do Governo do Estado