Feira de Santana

Bolo de puba e tapioca: conheça a produção de irmãos da agricultura familiar que faz sucesso em Feira de Santana

Ao adquirir produtos desta prática, além de fortalecer a produção dos moradores da zona rural, o consumidor garante alimentos frescos, saudáveis e muito mais saborosos.

Ana Rita Lima
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

A agricultura familiar traz diversos benefícios à economia local além de incentivar o desenvolvimento sustentável. Ao adquirir produtos desta prática, além de fortalecer a produção dos moradores da zona rural, o consumidor garante alimentos frescos, saudáveis e muito mais saborosos.

E quando se fala em agricultura familiar, também é lembrado, aqueles produtos derivados do cultivo dos empreendedores, que, deixam a rotina nutritiva e alegre. Com a venda de produtos oriundos da agricultura familiar, os irmãos Ana Rita de Jesus Lima, Daiane Cerqueira de Jesus e Paulo de Jesus Lima, moradores da comunidade de Candeal II, no distrito da Matinha, em Feira de Santana, levam as suas delícias às residências de muitos feirenses toda semana.

Para falar sobre a produção que gerou o sustento da família, Ana Rita Lima e Paulo de Jesus estiveram no Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, na manhã desta sexta-feira (7) para um bate-papo especial. Ana Rita, contou inicialmente quais são os alimentos ofertados pelos irmãos nas vendas de produtos oriundos da agricultura familiar.

Ana Rita Lima e Paulo Jesus
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

“Somos três irmãos que trabalham juntos e fazemos os produtos derivados da mandioca, além de todos os produtos que nós trazemos para vender. Nós produzimos tapioca, puba, massa de aipim, farinha, fazemos o bolo na folha da bananeira, o bolo na assadeira, e fazemos de aipim na palha também”, disse.

produtos da agricultura familiar
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Como comercializa produtos desde os 18 anos de idade, Ana Rita possui uma clientela fiel e admiradora dos bolos, da tapioca e de seus outros produtos. Ela aproveitou para enfatizar também um pouco dos desafios de encontrar a matéria-prima de suas produções a partir da diminuição de agricultores do campo.

“A produção da mandioca é local, mas às vezes compramos fora também porque nem sempre tem. Temos o terreno, mas não encontramos trabalhadores para nos ajudar, antigamente encontrávamos trabalhadores com facilidade na roça, mas hoje em dia não encontramos mais. Muitas pessoas foram para as obras, para a construção civil e saíram da roça. Aqui a gente encontra locais que vendem a mandioca, a gente pega às vezes no Centro de Abastecimento que vem de Maragogipe”, explicou.

produtos da agricultura familiar
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Ana Rita destacou ainda como tem sido a rotina de vendas dos produtos da agricultura familiar que podem ser encontrados à pronta entrega onde a família comercializa, dentro do carro ou através de encomendas.

“Nós ficamos muito ali na Praça do Fórum todas as sextas pela manhã, no Centro de Abastecimento. Não tem barraca fixa, temos um veículo e a carroceria do carro vira uma mesa. Comecei a vender em casa aos 18 anos, e agora já tem 37 anos que tenho a clientela, entregamos em mercados, fazemos massa para vatapá e essa massa é diferenciada. De 15 em 15 dias eu produzo o bolo pela manhã e à tarde nós saímos para levar os produtos para a Mantiba, Tapera e Brandão”, concluiu.

Para encomendar os produtos oriundos da agricultura familiar de Ana Rita, Paulo de Jesus e Daiane Cerqueira basta entrar em contato através dos números (75) 9961-1446 ou (75) 99871-1044.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários