Feira de Santana

Black Friday: Procon orienta como evitar falsas promoções e fraudes na internet

Em Feira de Santana, muitas lojas já começaram a anunciar os descontos nas vitrines para os mais variados produtos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta sexta-feira (25), é realizada em todo o Brasil a Black Friday. A data promocional de vendas teve origem nos Estados Unidos, mas atualmente conta com a adesão de diversos países, a fim de atrair os consumidores e alavancar as vendas do comércio com descontos que variam até 80% em algumas mercadorias.

Em Feira de Santana, muitas lojas já começaram a anunciar os descontos nas vitrines para os mais variados produtos, como calçados, vestuário, eletrodomésticos, eletrônicos, serviços, dentre outros seguimentos, que aproveitam a data para vender mais.

De acordo com o superintendente do Procon de Feira de Santana, Maurício Carvalho, este ano cerca de 60% das lojas do comércio no município aderiram à campanha. No entanto, é preciso ter cautela para não ser induzido ao erro, pagando por falsos descontos.

“A melhor atitude do consumidor é exatamente fazer a pesquisa antes da sexta-feira na internet, ver os preços que estão sendo cobrados, fotografando, printando, porque é o preço anterior que vai mostrar se aquela loja está efetivamente no Black Friday e barateando os produtos. O que pode acontecer muitas vezes é que a loja vem praticando um preço, depois aumenta esse preço e quando chega no dia da campanha, eles voltam para o preço anterior, e na realidade não dão o desconto”, orientou o superintendente.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Carvalho, o órgão está atento ao procedimento das lojas neste período, sobretudo devido à Copa do Mundo, que tem feito aumentar as vendas de televisores e outros aparelhos eletrônicos.

“Nós temos identificado que muitas lojas têm feito promoções, como as que trabalham com eletrodomésticos, e como estamos em um ano atípico de Copa do Mundo, a comercialização, principalmente de televisores, é crescente e temos observado que algumas lojas realmente vão ter preços atrativos. Em alguns itens eles fazem isso por conta de situações como uma compra com lucro maior por conta do volume, estoque mais antigo, e são oportunidades que o consumidor tem que estar atento, para não ser enganado”, observou.

O superintendente do Procon enfatizou que, se o consumidor identificar alguma situação que foi anunciada e não está sendo praticada, deve denunciar ao órgão de defesa.

“Temos o aplicativo do Procon Feira de Santana, e o órgão está atento. Na sexta-feira, vamos estar em campo, fazendo uma pesquisa e fiscalização, e o consumidor pode denunciar se constatar alguma irregularidade”, afirmou.

Ele destacou que muitos consumidores por já terem sido enganados ou constatarem promoções falsas apelidaram a campanha de ‘Black Fraude’.

“É uma maneira de dizer que o consumidor está sendo induzido a erro, é como se o consumidor estivesse sendo enganado. Em algumas situações, anteriormente à campanha eles aumentam, e no dia da campanha baixam, não com o desconto, mas para aquele valor que estava sendo praticado anteriormente. Isso é passível de punição, pois o consumidor não deve ser induzido ao erro. Estamos fazendo a nossa pesquisa, e a maioria das lojas está começando a partir de amanhã, mas o dia mais forte é na sexta-feira, então vamos estar em campo, fiscalizando.

Contudo, existem algumas dicas para evitar cair em golpes seja em lojas físicas seja em sites na internet.

“Temos que refletir principalmente sobre as compras online. Fique atento se o site é seguro, veja os comentários, se o CNPJ do site está cadastrado na Receita Federal, se existe um contato telefônico e outras informações que passam segurança. Depois disso, é preciso entender que aquelas propostas de compra que são muito atrativas, geralmente com 80% a 90%, geralmente nós temos detectado que são fraudes, uma armadilha para o consumidor”, informou Maurício Carvalho.

Política de Troca

Conforme o superintendente do Procon, quem faz compras online também tem direito ao arrependimento. Se a pessoa comprou um produto e ao chegar não foi aquilo que esperava terá até 7 dias para fazer a devolução, receber o dinheiro de volta, inclusive com o frete se foi cobrado, ou trocar por outra mercadoria. Quantos às lojas, cada uma possui uma política de troca.

“A troca é uma obrigatoriedade do fabricante, em qualquer seguimento, mas normalmente os estabelecimentos comerciais para manterem um bom relacionamento com o consumidor fazem essa intermediação. Então se o consumidor identificar vícios no produto terá até 30 dias para fazer a troca de produtos como camisas, bonés, sapatos, entre outros, e os produtos eletrônicos têm um prazo maior para a troca”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Black Friday, assim como em qualquer campanha de vendas exige atenção do consumidor, que tem que ficar atento e fazer pesquisa, antes de efetivar a compra.

“Hoje com um mercado tão disputado, é necessário pesquisar. Não se precipite, identifique se o que está sendo anunciado, seja pela internet, seja em propagandas de emissoras de rádio e televisão, se o valor que está sendo promovido de fato está sendo praticado. Se o valor que está na prateleira é o que está sendo cobrado, se o produto de fato é aquele que está sendo anunciado. Esses são principalmente os cuidados que o consumidor tem que ter, para que respaldado pela nota fiscal, e todas essas situações que ele precisa identificar, uma vez lesado, pode procurar o Procon, localizado na Rua Castro Alves e no Shopping Cidade das Compras, porque o órgão está atento para defender os direitos do consumidor”, encerrou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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