Bebê com artresia esofática aguarda transferência para Salvador

O bebê que nasceu Hospital da Mulher com um problema no estômago que o impede de segurar o alimento será transferido para um hospital de Salvador.

Foto: divulgação

O bebê que nasceu no dia 28 de dezembro de 2009, no Hospital da Mulher, em Feira de Santana com  artresia esofática (problema no estômago que impede a criança de segurar o alimento) está aguaradando transferência para uma unidade hospitalar de Salvador. A solicitação de emergência já foi feita pela  Fundação Hospitalar de Feira de Santana. 

Foto: Andréa Trindade

O tio da criança, Eval Gama da Silva, esteve no programa Acorda Cidade nesta segunda-feira (04) fazendo um apelo ao ao prefeito Tarcízio Pimenta e ao secretário municipal de Saúde, João Carlos Cavalcante, para resolver a situação de sua sobrinha nascida há nove dias e que está aguardando vaga no Hospital Roberto Santos, em Salvador. "A criança já está perdendo peso e ficando debilitada, pois só é alimentada com soro”,disse Eval".

Em nota no site da Secretaria Municipal de Comunicação, a prefeitura de Feira de Santana informou que todos os procedimentos para transferência da criança para um hospital especializado em Salvador que possa efetuar a cirurgia estão preparados. Inclusive a Fundação Hospitalar já autorizou, desde o dia 30 de dezembro, uma UTI móvel com um médico para acompanhar o bebê até Salvador assim que a vaga seja liberada, no Hospital Roberto Santos ou no Hospital Santa Isabel.

A solicitação da vaga para a criança está sendo renovada diariamente, através da atualização de dados da situação do paciente na central de regulação, indicando a necessidade de agilidade do processo, já que o paciente não está se alimentando via oral. Enquanto isso, a criança está usando nutrição parenteral, cuja dose diária custa R$ 250,00.

O diretor presidente da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus, informou que a solicitação para o recém-nascido, em situação de emergência, já foi regulada na Central de Regulação, onde o agendamento é feito, e até o momento não surgiu a vaga para a cirurgia.

 

Andréa Trindade com informações da Secom
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários