Serviço Digital

Balanço: aplicativo “Feira Conectada" completa um mês com mais de 2.874 pessoas cadastradas 

Foram 1.154 solicitações. Desse número, aproximadamente 50% dos problemas já foram resolvidos, em torno de 635 solicitações.

reunião no Paço Municipal sobre 1º mês do app Feira Conectada
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

No final da manhã desta quinta-feira (29), logo após reinaugurar uma escola municipal no distrito de Humildes, o prefeito Colbert Martins reuniu a imprensa e a Secretaria de Comunicação para anunciar o primeiro balanço do novo aplicativo “Feira Conectada”, que substituiu o “Fala Feira – 156” e completa um mês de funcionamento hoje. O anúncio aconteceu no Paço Municipal em Feira de Santana.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
reunião no Paço Municipal sobre 1º mês do app Feira Conectada
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para apresentar os dados ao Portal Acorda Cidade, a secretária de Comunicação Renata Maia fez um balanço sobre o funcionamento do aplicativo nesse primeiro mês. A plataforma começou com 58 usuários e hoje já possui mais de 2.874 pessoas cadastradas. 

Foram 1.154 solicitações. Desse número, aproximadamente 50% dos problemas já foram resolvidos pelas secretarias cadastradas do app, segundo a secretária, em torno de 635 solicitações já foram concluídas.

“Começamos com cinco secretarias, hoje nós temos 16 secretarias cadastradas. Começamos com 24 serviços. Hoje nós temos 180 serviços cadastrados. Cidadãos foram 58 cadastrados, hoje 2.874 conforme a informação on-line. Então, a gente cresceu bastante, mas a gente quer divulgar bastante ainda esse aplicativo. Inclusive, ir na zona rural ensinar as pessoas como utilizar o aplicativo e claro que a gente sabe que muita gente não tem acesso à internet, que muita gente não consegue acessar. Então, para essas pessoas o serviço vai continuar sendo de forma presencial, mas já reduz muito filas nos órgãos públicos de Feira de Santana”, destacou.

Para baixar o aplicativo, basta entrar na galeria de compras do seu aparelho celular e procurar o app “Feira Conectada”. Para baixar o serviço é gratuito e rápido, só precisa estar conectado a internet.

Segundo Renata Maia, no próximo mês será lançado o site que também vai desafogar as filas nos órgãos públicos e melhorar o atendimento à população.

Jornalista Renata Maia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“As pessoas vão ter como acessar também pelo site da prefeitura todos esses serviços. Então, isso vai facilitar. Se o celular não está funcionando direito para poder fazer, baixar o aplicativo ou não quiser baixar, ela vai ter o site também da prefeitura com todos esses serviços para poder solicitar também”.

De acordo com a secretária, um dos objetivos do app é conseguir efetuar um serviço mais ágil e melhorar a imagem que a população tem dos serviços diretos prestados pela prefeitura. 

“Muita gente reclamava do 156, então a gente espera que agora usando esse aplicativo a gente consiga resolver com mais rapidez as solicitações dos cidadãos. Até agora a gente não teve nenhuma queixa de queda ou não, mas internet oscila, a gente sabe disso e oscilando a pessoa também pode procurar diretamente, se for urgente, a secretaria para poder fazer o agendamento do serviço”. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Renata ainda pontuou que esperava essa média no número de serviços concluídos. Agora, a prefeitura deve cobrar ainda mais das secretarias para ampliar os atendimentos. O aplicativo também marca consultas médicas, neste caso, a secretária pontua que em casa de não haver internet para seguir com a solicitação, basta que a pessoa faça como antes, vá ao posto de saúde para realizar o agendamento. 

“Não vai parar o atendimento ao cidadão no posto de saúde, na unidade, na Secretaria de Saúde. Mas quem tem acesso ao aplicativo ou ao site que a gente vai lançar, pode fazer isso que facilita, não precisa perder aquele tempo de deslocamento para ir lá fazer essa marcação”.

Segundo Renata, o retorno do app sobre a marcação sai em torno de 24h. 

“24h, a pessoa responsável por aquele setor, se for marcação de exame, vai receber, avaliar, vai identificar se tem aquele horário que o cidadão quer marcar, se não tiver, vai entrar em contato com o cidadão, informar o horário que tem disponível e ele vai confirmar se está agendado”. 

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins também destacou ao Acorda Cidade o objetivo do aplicativo, que é aproximar o cidadão feirense dos serviços prestados pela prefeitura.

“O que nós temos são pessoas que interagem diretamente. Alguém que viu uma pessoa que fez um descarte irregular de lixo, mostrou exatamente onde é que ele estava e nós estaremos agindo lá agora. Primeiro punindo quem faz isso irregularmente e segundo limpando. Então o app vai ser esse mecanismo de grande aproximação e grande fiscalização”, destacou.

O prefeito disse que a ideia de implementar o app surgiu de boas referências que ele copiou de cidades como Campina Grande e João Pessoa.

reunião no Paço Municipal sobre 1º mês do app Feira Conectada
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outro dado importante apresentado foi que o maior número de solicitações são para a secretaria de saúde, o que para o prefeito, deve facilitar o serviço ao cidadão. Ele pontuou que os próximos passos são avançar a telemedicina, onde consultas de acompanhamento poderão ser realizadas via digital. 

“Para poder fazer cartão SUS não precisa ir mais na secretaria. O que nós vamos fazer agora são atividades de marcação de consultas. As pessoas hoje, para poder tirar um sangue, para fazer ultrassom, também precisam ir no local. Mas para poder receber o resultado, não precisa mais. O resultado vai por SMS, vai no aplicativo também, vai pelo computador. Portanto, eu acho que a gente precisa fazer o que os planos de saúde já fazem”. 

Colbert ainda falou que precisa ampliar a qualidade do sinal de internet para deixar o serviço ainda melhor.

“Temos mais de 500km de rede de internet em Feira, isso é uma coisa importante. Temos 5G na cidade. A prefeitura tem uma estrutura também de Feira digital, então o que precisamos agora é ampliar tudo isso. Lembrar que tem mais ou menos três meses, está na Câmara de Vereadores, um projeto para poder a gente ampliar a força do 5G em Feira de Santana. A primeira cidade da Bahia que teve 5G foi Feira e agora nós mandamos um projeto para atualizar a questão das antenas”, acrescentou Colbert.

Com informações do repórter Paulo José Acorda Cidade

Leia também: Prefeitura lança aplicativo que vai substituir o Fala Feira e promete ser mais ágil na resolução das solicitações

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários