O presidente nacional da Fundação Palmares, Hilton Cobra, visitou o bairro São João do Cazumbá, onde residem cerca de 500 moradores, com o percentual de 99% negros e 1% de pardos. O objetivo da visita, de acordo com Hilton é identificar como a Fundação Palmares pode ajudar.
Segundo ele, um dos pontos já identificados é que a comunidade não é certificada como quilombola e ainda não pediu essa certificação.
“Já estamos encaminhando todas as tratativas para que a comunidade peça a certificação. A nossa parte vamos fazer para que esse processo seja o mais rápido possível, mas também entendo que o melhor seria pedir a certificação em bloco, pois outras áreas quilombolas de Feira de Santana ainda não têm a certificação, e pedindo todas de vez fica mais forte”, afirmou.
De acordo com o presidente da Fundação, para conseguir a certificação não é difícil. Ele explicou que a comunidade deve fazer o pedido e depois que a Palmares recebe a solicitação, ela pauta, visita o local para ter a certeza da questão histórica e depois se inicia o processo. “Não é rápido, mas também não é difícil”, ressaltou.
Hilton disse ainda que outras possibilidades para ajudar a comunidade estão sendo identificadas pela Fundação Palmares, a exemplo de questões como transporte escolar, serviços do Correios, escolas, creches, área de lazer, entre outras.
“No que a gente puder atuar junto com a Prefeitura e com o Governo do Estado, vamos atuar, mas é bom que fique claro que à Palmares, cabe apenas a certificação e o apoio jurídico para as comunidades quilombolas”, observou “Vamos ter uma audiência pública com todos os entes do Governo do Estado, que atuam em comunidades quilombolas, e também com entes do Governo Federal”, completou.
Evaldo Alves, coordenador da Cufa (Central Única das Favelas) e que faz um trabalho social no bairro São João do Cazumbá, falou sobre a visita do presidente nacional da Fundação Palmares.
“Infelizmente o índice de anafalbetismo é muito grande e é uma comunidade que tem sua origem quilombola. Como a Fundação Palmares cuida dessa questão, nós resolvemos trazer o presidente nacional para visitar a comunidade e dar mais um passo na certificação da comunidade”, afirmou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade