Uma obra de recapeamento asfáltico está sendo executada na Avenida Periférica, uma importante via do bairro Parque Lagoa Subaé, em Feira de Santana. O local era alvo de constates reclamações por parte de pedestres e condutores. Buracos, poças de lama e a falta de passeio dificultavam o trânsito na área.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
O recapeamento consiste na manutenção da via através da aplicação de uma nova camada de asfalto sobre o pavimento existente. O serviço está sendo realizado pela prefeitura de Feira de Santana. Ao todo, cerca de 700 metros da avenida serão revitalizados. Em entrevista ao Acorda Cidade, o Superintendente de Operações e Manutenção, João Vianney, deu detalhes do serviço.
“Nós temos duas intervenções em paralelo, uma é referente à drenagem. Tinha um trecho com uma obstrução severa. Nós fizemos a desobstrução para ter o escoamento e estamos criando várias sangrias ao longo do meio fio na borda da lagoa para poder ter o escoamento superficial das águas durante a chuva. A outra intervenção é uma limpeza pesada para identificar os trechos de pavimento que estavam íntegros, e nos locais onde estava degradado, nós fizemos a regularização do material existente e colocamos uma base com brita para receber o recapeamento”, disse o secretário.
Vianey ressaltou que o serviço tem um nível de complexidade por conta da proximidade com a lagoa. “É importante ressaltar que, desde a lagoa da antiga Febo, da região ali da faculdade, ela tem essa percolação, existem redes que conduzem até a Lagoa Subaé. Por conta disso, nós fizemos a desobstrução da rede, fizemos essa configuração para ser uma via importante”.
BR-324
Qualquer condutor de Feira de Santana que costuma pegar a BR-324 em horários de grande fluxo, como por volta das 18h, já deve ter notado o longo congestionamento que se forma a partir do viaduto do Portal do Sertão. A Avenida periferia está próxima a este ponto e a obra de recapeamento representa em algum grau a possibilidade de diminuição deste problema.
“Existe uma retenção muito grande, inclusive, Já teve tratativas em ministério, no Tribunal de Contas, com relação a essa questão da adequação do viaduto do Portal do Sertão, para a gente evitar essas retenções que, em vários momentos, chegam e até ultrapassam a altura do Parque de Exposições. Esta intervenção vai dar uma alternativa importante a toda população que pode pegar a Avenida Periférica e seguir para a Avenida Getúlio Vargas ou pelo Anel de Contorno”, finalizou o superintendente .
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Daniela Cardoso.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram