Autorizado a funcionar nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o comércio de Feira de Santana registrou baixa movimentação de clientes, como esperado, sobretudo pelo fato de ser considerado um “final de semana prolongado” e muitas pessoas aproveitarem a folga, fora da cidade.
Pela primeira vez, o mês de novembro está sendo marcado com três feriados nacionais, o que pode impactar na economia da cidade, conforme apontou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, Juscelino Brito.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Como estava previsto, no dia 2 de novembro, somente atividades comerciais relacionadas ao Dia de Finados estavam autorizadas a funcionarem e, na próxima quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o comércio estará fechado.
De acordo com Juscelino Brito, isso representa uma queda de 3% a 5% nas vendas do comércio.
O Acorda Cidade esteve na manhã desta sexta-feira no comércio e, presenciou muitas lojas fechadas, apenas alguns vendedores ambulantes, como foi o caso de João Celino, que comercializa água de coco.
Segundo ele, as vendas também foram fracas, diante da falta de movimento de clientes.
“Cheguei aqui por volta de 10h30, mas o movimento muito fraco, muitas lojas fechadas, o faturamento foi baixo hoje”.
Carlos Moares Costa, que trabalha vendendo meias e bonés, destacou que é prejuízo abrir loja em dia de feriado.
“Hoje eu só vendi dois pares de meia e nada mais, movimento fraquíssimo, mas feriado é feriado, ainda mais hoje, feriado prolongado como este. Não adianta abrir porque não tem movimento, é só prejuízo, o pessoal aproveita para viajar, curtir o feriadão”, contou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também: Feriados de novembro devem enfraquecer vendas no comércio de Feira de Santana, diz presidente da CDL
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram